Restrições em Fortaleza geram crise política

Uma semana de turbulências devido às medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19 chegou ao fim no sábado (6) com novas medidas de restrição de funcionamento de estabelecimentos comerciais no Estado. Em novo decreto publicado no início da noite, o governador Camilo Santana (PT) determinou a suspensão das atividades, até depois do Carnaval, de parques aquáticos nos municípios de Fortaleza e Aquiraz. A medida foi em complemento a outras já adotadas que restringem o funcionamento de estabelecimentos não essenciais no horário noturno, gerando uma leva de reclamações do setor. A situação da Covid-19 tem gerado preocupação nos especialistas em saúde.

Só em Fortaleza, os casos confirmados da doença tiveram crescimento de 75% em janeiro na comparação com dezembro. O cenário fez com que Estado e Prefeitura tivessem que adotar novas medidas de enfrentamento. A situação caótica de Manaus em janeiro serve de alerta.

Sob pressão

Os casos de contaminação pela Covid-19 vem crescendo e junto com eles as medidas impostas pelo poder público, que gera pressões do setor produtivo e de trabalhadores afetados, como o de bares e restaurantes, por conta das limitações impostas para tentar conter o avanço dos casos. Na última semana, um protesto nas imediações da Assembleia Legislativa mostrou que as medidas geraram um princípio de crise a ser debelado. O Estado, inclusive, prepara para o início da próxima semana, um pacote de ajuda aos setores mais afetados pela crise, que inclui também a área de eventos.

Parques aquáticos 

Um dos questionamentos que surgiram na última semana foi em relação ao funcionamento de parques aquáticos, em detrimento de outros setores. Com a nova regra, ficam suspensas as atividades de atrações como o Beach Park

Hotéis

Em contrapartida, após ponderações do setor, o novo regulamento das atividades por conta da pandemia do coronavírus flexibilizou o horário dos restaurantes de hotéis e pousadas no Estado, que poderão estender um pouco o funcionamento: de segunda a sexta de 20h até 22h e nos fins de semana de 15h às 22h, desde que apenas para os hóspedes. De acordo com o decreto, os próprios estabelecimentos precisam fazer o controle de acesso ao local. 

Medidas 

Amanhã (8), o governador Camilo Santana deve anunciar um pacote de ajuda para os setores mais afetados pela crise. Após diálogos ocorridos na última semana, é possível que uma linha de crédito seja disponibilizada além de outras medidas que estão sendo estudadas por uma equipe multidisciplinar comandada pela Casa Civil e a Secretaria de Planejamento do Estado.



Assuntos Relacionados