Pesquisa Ibope traz sinalizações para desempenho dos finalistas do 2º turno em Fortaleza

Considerando apenas os votos válidos, o candidato Sarto Nogueira (PDT) tem vantagem de 20 pontos percentuais na pesquisa Ibope contratada pela TV Verdes Mares, a primeira rodada deste segundo turno. A vantagem é considerável, mas há no levantamento do Ibope outros elementos que, ao passo que são positivos para Sarto, acabam sendo desafiadores ao candidato Capitão Wagner (Pros) na reta final desta campanha eleitoral no segundo turno, mais curta por conta da pandemia do coronavírus.

Fator Luizianne

Assim como já comentamos nesta coluna após o resultado do primeiro turno das eleições, o grande desafio entre os dois concorrentes seria conseguir atrair a maioria dos votos da candidata Luizianne Lins (PT), a terceira colocada no primeiro turno com cerca de 227 mil votos. O levantamento do Ibope aponta que 70% dos eleitores da petista preferem o candidato do PDT como opção neste segundo turno. Migram para Capitão Wagner 11%, dizem os dados. Com a indicativa de ser o fiel da balança, essa vantagem pode ser considerada como sinalização positiva para o candidato do PDT.

Avaliações

Outra estatística que tende a ser a favor do pedetista na reta final é a aprovação da gestão de Roberto Cláudio e a de Camilo Santana, ambos aliados de Sarto. A administração municipal da Capital aparece com 52% de bom/ótimo, enquanto 14% consideram ruim/péssima. Já o Governo Estadual, liderado pelo petista Camilo Santana, tem 57% de bom/ótimo e 12% de ruim/péssimo, ambas com avaliação positiva. 

Decisão de voto

Para a maioria dos eleitores ouvidos na pesquisa Ibope, a decisão de voto já é definitiva. O percentual é de 82%, segundo os dados. Em contrapartida, 17% ainda consideram que podem mudar o voto nesta reta final de campanha. Considerando os dados de intenção de voto da mesma pesquisa, há mais uma sinalização positiva a Sarto Nogueira.

Apoiamento

O Ibope também ouviu os eleitores sobre o apoiamento de lideranças aos candidatos neste segundo turno. De acordo com os dados, 76% dos entrevistados dizem saber que Sarto é o candidato apoiado pelo governador Camilo Santana (PT). Já para 81% dos entrevistados, Capitão Wagner é o candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro na sucessão à Prefeitura de Fortaleza neste segundo turno. 



Assuntos Relacionados