Pesquisa Ibope aponta disputa em Juazeiro do Norte sem favoritismo

A disputa pela Prefeitura de Juazeiro do Norte está totalmente indefinida a 27 dias da eleição do dia 15 de novembro. Os dados da pesquisa Ibope, encomendada pela TV Verdes Mares, apontam um cenário de empate técnico entre os três primeiros colocados na corrida. Com margem de erro de quatro pontos percentuais, Arnon Bezerra (PTB) aparece com 25%, Glêdson Bezerra (Podemos), 24%, e Nelinho (PSDB), com 20%. O terceiro maior município do Estado em número de eleitores tem apenas primeiro turno, o que acirra ainda mais a disputa pelo voto na reta final da campanha. Os principais concorrentes terão que traçar minuciosamente as estratégias que devem incluir a busca pelo apoio de aliados e influenciadores do voto.

Influência

Juazeiro do Norte jamais reelegeu um prefeito, daí o tamanho do desafio do atual gestor Arnon Bezerra, que busca o feito histórico. Está claro, entretanto, que a missão não será das mais fáceis. Primeiro pelo empate técnico com os dois principais concorrentes. Segundo por conta dos índices de rejeição. Quando o instituto Ibope pergunta ao eleitor em quem ele não votaria de jeito nenhum, Arnon lidera a lista com 38%. O principal concorrente, Glêdson Bezerra (Podemos) tem 15%, sendo o menos rejeitado. Nelinho tem 22%. Ou seja, Arnon tem os dois principais adversários como menor rejeição.

Busca pelos influenciadores

Outros dados importantes do cenário eleitoral de Juazeiro do Norte são a avaliação dos governos municipal estadual e federal e também o cenário de influenciadores de votos na principal cidade do Cariri cearense. Neste último caso, o prefeito Arnon pode ter alguma vantagem. No cenário atual, os maiores influenciadores de voto na Cidade são Camilo Santana e o ex-presidente Lula, também do PT, que tem o candidato a vice na chapa do prefeito. E, depois, o mais influente eleitor é Ciro Gomes (PDT), cujo partido está na coligação, e é apoiador do atual prefeito. Dentre os líderes citados, o presidente Jair Bolsonaro é o que menos influencia positivamente o voto dos juazeirenses. Nesta reta final, certamente os principais candidatos deverão buscar o apoio dos seus aliados.

Justiça na campanha

Judicializada, a campanha deste ano tem mantido a tradição, mas desta vez envolvendo a crise sanitária. O Ministério Público Eleitoral do Ceará tem procurado a Justiça para reclamar do descumprimento das normas sanitárias por candidatos na campanha municipal. Nesse cenário, a 3ª Vara da Comarca de Tauá decretou na última sexta-feira (16) o bloqueio de bens e valores do candidato à Prefeitura de Parambu, Rômulo Mateus Noronha (SD), e do deputado federal Genecias Noronha (SD). O montante é de R$ 100 mil e R$ 50 mil, respectivamente. O motivo, segundo a promotoria, foi um evento de campanha que teria causado aglomeração no interior.

Eleição na telinha

O programa PontoPoder Eleições, da TV Diário e das plataformas digitais do PontoPoder, dá sequência à série de entrevistas com candidatos à Prefeitura de Fortaleza. Hoje (20), o entrevistado será Heitor Freire (PSL).