Com visitas de Baleia Rossi e Arthur Lira, Ceará está no foco da disputa pela Câmara dos Deputados

O candidato do MDB vem a Fortaleza hoje, para reunião com o governador Camilo Santana e a bancada federal cearense

Legenda: Nos próximos dois dias, Baleia Rossi e Arthur Lira desembarcam no Ceará
Foto: Agência Câmara

Pelo menos 17 deputados federais do Ceará já sinalizaram presença no encontro promovido pelo governador Camilo Santana (PT) com Baleia Rossi (MDB-SP), candidato à Presidência da Câmara dos Deputados, apoiado por Rodrigo Maia (DEM-RJ). O emedebista desembarca hoje na Capital com o atual presidente da Casa e tenta atrair apoio de pelo menos dois terços da bancada de 22 deputados. A reunião (fechada) está prevista para a tarde de hoje, no Palácio da Abolição.

O apoio do governador cearense é estratégico na disputa. Desde novembro do ano passado, Camilo e Maia já discutiam a parceria. À época, uma reunião entre os dois teve a presença do ex-governador Ciro Gomes (PDT). O petista tem, em sua base aliada, partidos que, nacionalmente, apoiam Arthur Lira (PP-AL), adversário do emedebista apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Com este encontro, ele assume papel de interlocutor em defesa da campanha de Rossi. Há cearenses que consideram que o "fator Camilo" pode ter peso na busca por votos. Outros, porém, defendem o distanciamento entre uma pauta nacional - e interna da Câmara - e os movimentos políticos estaduais.

Arthur Lira, inclusive, estaria hoje também no Estado, mas adiou a visita para amanhã. Ele participaria de um evento programado pelo partido. A nova agenda do deputado inclui, por enquanto, um jantar com deputados e uma entrevista coletiva à imprensa. Os dois candidatos à Presidência da Câmara estão em viagens pelo País.

Coordenação estadual

Camilo Santana, que hoje estará com deputados federais, ontem esteve, ainda que virtualmente, com prefeitos do Ceará - em mais uma demonstração de capacidade de diálogo e, mais do que isso, de liderança política. Antes do lançamento do Programa Cuidar Melhor, que recompensará financeiramente os municípios pela melhoria de índices relacionados à saúde pública, ele tratou com os gestores municipais de volta às aulas e vacinação contra a Covid-19. Nos dois temas, a atuação das prefeituras é fundamental.

Diretrizes

No primeiro caso, os prefeitos estão envolvidos desde o planejamento detalhado da retomada segura de atividades presenciais nas escolas, enquanto, no âmbito da imunização, a eficácia do plano nacional, ainda incerto, dependerá, também, da boa atuação dos gestores municipais na ponta. O governador, diante das duas questões, age como deveria agir com mais ênfase o Governo Federal: em um papel de coordenação, abrindo diálogo e sinalizando diretrizes.

Nova troca na Capital

Um dos responsáveis pelas intervenções na mobilidade da Capital no Governo Roberto Cláudio (PDT) continua na Prefeitura na gestão Sarto Nogueira (PDT). Ex-secretário da Conservação e Serviços Públicos, Luiz Alberto Sabóia foi oficializado como presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova). Mais um exemplo de continuidade, apesar da dança das cadeiras, no Governo.

* Equipe de Política redigiu a coluna.



Assuntos Relacionados