Com clima ameno na campanha, candidatos travam batalha silenciosa na Justiça

Há alguns dias, abordamos aqui o clima ainda ameno entre os candidatos a Prefeitura de Fortaleza nos atos de campanha e diante dos holofotes. De fato, os embates ainda não começaram. Eles vão acontecer, mas por enquanto, cada um está apenas querendo se mostrar ao eleitorado e deixar mensagens de simpatia. Mas para saber o verdadeiro clima entre os concorrentes, principalmente aqueles mais fortes, com maior estrutura de campanha, basta acompanhar o vai e vem de advogados das coligações na Justiça Eleitoral. Há, neste momento, uma batalha silenciosa em andamento que envolve alguns candidatos, com destaque para as coligações de Sarto Nogueira (PDT) e Capitão Wagner (Pros).

Nas redes

A batalha começou ainda antes do início formal da campanha eleitoral. A coligação do Pros promoveu uma série de ações contra o postulante do PDT para retirar das redes sociais, postagens patrocinadas por perfis individuais nas quais o candidato Sarto aparecia ao lado do governador Camilo Santana (PT). Outro pedido da coligação de Wagner fez com que a Justiça determinasse que a coligação governista reduzisse ao tempo de participação do prefeito Roberto Cláudio.

Evento de campanha

O PDT, por sua vez, questiona no Judiciário um evento realizado pela candidatura adversária que reuniu empresários e que teria fins de arrecadação de recursos para a campanha. Segundo o pedido, trata-se de um ato irregular. Na análise do caso, porém, o juiz da causa apenas deu prazo para que os envolvidos no evento, inclusive uma pessoa ligada a uma empresa, prestem explicações à Justiça Eleitoral. Foi determinado ainda que uma operadora de telefonia informe a propriedade de uma linha telefônica que estaria apontada nos autos.

Concorrentes

A disputa entre ambos, que ainda está nos tribunais, deverá vir à esfera pública nos próximos dias, com a aproximação do primeiro turno da eleição. Os confrontos diretos entre os dois mostra que um grupo entende o outro como principal concorrente no pleito.

Dividido

O governador Camilo Santana usou as redes sociais, ontem (10), para elogiar Sarto Nogueira, o candidato do PDT. Segundo Camilo, "um parceiro de todas as horas". Dividido entre PT e PDT, o governador já deu várias demonstrações de que está ao lado do candidato do PDT, e não de Luizianne, sua correligionária.



Assuntos Relacionados