Campanha eleitoral de Fortaleza chega à segunda fase e promete mais embates

Esta quinta-feira (22) marca a virada de fase na campanha eleitoral. Chegamos a três semanas e meia, metade do total de sete em que os candidatos se apresentam aos eleitores na tentativa da captura do voto. Fazendo um recorte da disputa na capital cearense, a segunda parte, sem dúvida, reservará mais embates do que a primeira. E não é difícil entender. A primeira parte foi marcada por um momento em que cada candidato teve que fazer a sua apresentação ao eleitor. Nas duas primeiras semanas, inclusive, o clima de amenidades não denotava se tratar de uma campanha atípica e acirrada, como poderíamos supor e como está se confirmando agora. Somente a partir da segunda semana os embates começaram a aparecer e o tom da campanha deu uma guinada, até por conta da divulgação da primeira rodada de pesquisa eleitoral do Ibope, contratada pela TV Verdes Mares. A maior atenção do eleitor aos movimentos para a definição do voto do dia 15 de novembro leverá os candidatos e apoiadores para um nível de embate ainda maior.

Maior embate

E a campanha eleitoral já chega neste novo momento com fatos interessantes. O confronto entre o candidato Capitão Wagner (Pros) e o governador Camilo Santana voltou a aquecer o debate nas redes sociais, com o tema do motim dos policiais. Com a segunda investida – a primeira havia ocorrido na semana passada – o petista mostrou que vai mesmo para o embate acerca dessa temática. Wagner, por sua vez, deu demonstrações, nesta semana, de que não fugirá do debate – rebateu Camilo com críticas à Segurança. Esse embate sobre a temática deve se repetir. Líder da pesquisa Ibope até aqui, Wagner busca se manter no topo e se desvencilhar das investidas de adversários.

Qual será o tom?

A outra informação nova é a saída do candidato do PDT, Sarto Nogueira, do hospital. Desde domingo, quando havia se internado, dúvidas rondaram a campanha pedetista. Olhando pela estratégia de campanha, na primeira parte, Sarto havia focado em tentar se apresentar ao eleitor, mesmo tendo já vários mandatos como parlamentar. Ele está em terceiro lugar na pesquisa Ibope, mas em empate técnico com Luizianne Lins (PT), que ocupa o segundo lugar. Qual será a estratégia do pedetista neste segundo momento? Vai partir para o confronto com os adversários que estão à frente? O que sabemos é que o tom já está subindo. A conferir.

Reforço nacional

Por falar em Luizianne Lins, a candidata do PT tem conseguido manter um bom percentual de intenções de votos e fez a virada para esta segunda fase com uma novidade: o vídeo gravado pelo ex-presidente Lula com pedido de voto para a correligionária. Luizianne ainda trata da vinda de figurões nacionais petistas como o próprio Lula. Mesmo com o governador Camilo Santana, seu correligionário, tendo dado sinalizações a Sarto, Luizianne segue utilizando a imagem dele em suas propagandas. Inclusive, no vídeo de Lula, consta também a imagem de Camilo.

Segundo pelotão

Ao passo que mostra os candidatos com mais intenção de voto, a pesquisa Ibope revela ainda um percentual considerável de indecisos entre os eleitores de Fortaleza. E é nessa turma que se apega o segundo pelotão da disputa: Heitor Férrer (SD), 6%, Célio Studart (PV), 4%, Renato Roseno (Psol), 3%, Heitor Freire (PSL), 1%. Certamente, cada um terá que repensar as estratégias de campanha para tentar crescer na preferência popular.



Assuntos Relacionados