Com a pior malha doméstica entre os três maiores aeroportos do Nordeste, Fortaleza assumiu a liderança na movimentação de passageiros internacionais em julho deste ano e no acumulado de 2024 nas regiões Norte e Nordeste.
A Capital não mantinha a liderança no Nordeste deste 2022, quando a cidade esteve à frente de Recife e Salvador na movimentação internacional. Os dados são da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O feito costuma chamar atenção dado que Fortaleza possui, sobretudo em 2023 e 2024, a pior conectividade doméstica das três grandes Regiões Metropolitanas, apresentando forte seu mercado consumidor interno e o poder que possui de receber visitantes estrangeiros, quase todos europeus.
Em julho passado, Fortaleza liderou pelo 4º mês seguido em número de passageiros internacionais, o que fez com que ultrapassasse Salvador no consolidado de 2024.
Movimentação internacional em julho/2024
- Fortaleza: 38.886
- Salvador: 36.736
- Recife: 33.015
- Natal: 7.013
- Maceió: 3.124
- Porto Seguro: 2.183
- João Pessoa: 265
No “super” mês de julho, Fortaleza conseguiu superar o patamar de 550 mil passageiros, incluindo viajantes de voos domésticos e internacionais, crescimento superior a 7% ante julho de 2023. O número ainda é fraco se comparado a anos anteriores.
Qual a procedência dos voos internacionais?
Os números internacionais cresceram bem com o acréscimo de frequências internacionais da Gol para Miami e Orlando, destaque para o trecho Fortaleza-Orlando com média de 94% de ocupação.
As duas frequências para Miami e a semanal para Orlando da Gol estão à venda já para 2025, de fato, vieram para ficar.
Outro destaque pode ser atribuído para os voos entre Fortaleza e Buenos Aires, com taxa de ocupação de 91% em média (ida e volta), resultado excelente. Assim, fica mais fácil entender o porquê de a Gol escalar uma 3ª frequência para a Argentina no 1º trimestre de 2025.
No caso da Air France, aconteceu algo cíclico e curioso. Na maioria dos meses do ano, há sempre mais passageiros deixando Fortaleza rumo à Paris, que o trecho inverso. Eis que nesse julho, houve uma inversão.
Os passageiros entre Paris e Fortaleza foram bem mais numerosos que a ida, diferença de mais de 500 pessoas. O resultado da ida foi “fraco” para a rota: 86%. Já o trecho da volta foi fortíssimo e atingiu mais de 96%, o que resultou na média de 91%.
A maior transportadora de passageiros em voos internacionais em Fortaleza é a TAP, que movimentou em julho quase 18 mil passageiros, com ocupação média de 86%.
Veja os números de julho:
- Fortaleza-Buenos Aires-Fortaleza: 2.564
- Fortaleza-Lisboa-Fortaleza: 17.769
- Fortaleza-Miami-Fortaleza: 9.596
- Fortaleza-Orlando-Fortaleza:1.266
- Fortaleza-Paris-Fortaleza: 7.691
Contribua deixando sua pergunta ou sugerindo um tema de sua preferência, comentando ou enviando mensagem para o meu Instagram: @igorpires.aviacao
*Este texto reflete, exclusivamente, a opinião do autor.