Recife tem mais dois sinais de que poderá receber as operações da empresa espanhola Air Europa. Após anúncio do governo pernambucano em dezembro de 2023, aparecem agora os slots (autorização de pousos e decolagens)da companhia aérea solicitando tráfego entre Madri e Recife a partir de 22 junho até 21 de outubro, verão europeu, bem como está na base de voos planejados da Anac.
Seriam duas frequências semanais, às terças e domingos com o Boeing 787-800 para até 296 passageiros.
Acima, temos slots alocados para o voo, bem como a programação na base Anac.
Ainda que os slots não sejam a confirmação do voo, a programação na base de voos planejados Anac costuma não falhar.
A conjunção dos dois sistemas é mais um sinal importante de que é provável que haja a volta da Air Europa a Recife, companhia que chegou por lá ainda em 2009 com o Airbus 330-200.
Esse é o caminho natural para a concretização de um voo: negociação com a companhia, slots, base Anac. Aparentemente, Recife venceu as três etapas.
Seria o retorno da 2ª base da companhia no Nordeste, que já voa para Salvador.
Air Europa em Fortaleza
Em janeiro de 2024, publicamos que não havia previsão de retorno de operações da Air Europa a Fortaleza no presente ano. Em Fortaleza, a companhia desembarcou em dezembro de 2019, mas foi rapidamente impactada pela pandemia e cancelou operações.
A Secretaria de Turismo do Ceará informou que o Estado está em negociações com a companhia e, "assim que possível, novas informações serão divulgadas".
Em conjunção com a comentada chegada da Iberia e do A321 XLR em Fortaleza e em Recife, 2025 poderá ser um bom ano de retomada de voos internacionais ao Nordeste.
Contribua deixando sua pergunta ou sugerindo um tema de sua preferência, comentando ou enviando mensagem para o meu Instagram: @igorpires.aviacao
*Este texto reflete, exclusivamente, a opinião do autor.