Novidade na Sudene. Ela acaba de lançar o “Projeto de Desenvolvimento Federativo”, cujo objetivo é promover maior desenvolvimento econômico e melhoria da gestão pública em municípios que apresentam indicadores mais carentes nessas áreas.
A ideia da Sudene é atuar de maneira mais intensa e próxima dos municípios que apresentam índices sociais mais desafiadores, ao mesmo tempo em que também registram dificuldades relacionadas à administração pública, sobretudo nos aspectos ligados a finanças, desenvolvimento de pessoal e elaboração de projetos.
O projeto terá a parceria da Secretaria Especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, que tem, entre suas competências, o acompanhamento das ações dos entes federais nos municípios.
Para o início do Projeto de Desenvolvimento Federativo foram selecionados 66 municípios (a Sudene não os divulgou), cinco de cada um dos estados de atuação da Sudene. Em um deles, também não revelado, será implementado um projeto-piloto.
Entre os critérios estabelecidos para a seleção dos 66 municípios, a Sudene levou em conta a proximidade territorial entre os eles, a existência de associações e cooperativas que podem funcionar como agentes de promoção de projetos e a possibilidade de apoio da Sudene por meio dos fundos regionais FDNE e FNE, além dos incentivos fiscais.
Agora, é esperar para ver se mais esse novo plano dará certo.