A Seleção Brasileira é uma forte candidata ao título da Copa do Mundo de 2022. Sim, a cada Mundial, a expectativa pelo Hexa renasce, mas o atual time canarinho realmente alimentou essa esperança. Seja pelo estilo ofensivo, a nova geração e o desempenho: o Brasil está na briga.
A primeira lista de convocados foi enviada para a Fifa nesta sexta-feira (21), com até 55 nomes. No dia 14 de novembro, às 15h, a convocação oficial: os 26 jogadores devem ser anunciados pela CBF.
A equipe está no Grupo G, com Camarões, Suíça e Sérvia. A estreia ocorre no dia 24 de novembro, na quinta-feira, às 16h, no Estádio de Lusail, diante do adversário sérvio. Em caso de classificação, encara rival presente no Grupo H, que conta com Coreia do Sul, Gana, Portugal e Uruguai.
Estilo ofensivo
A Seleção Brasileira resgatou características técnicas importantes na cultura histórica da equipe. Neymar, Vini Júnior, Antony, Lucas Paquetá e tantos outros apresentam a firula, o drible, a ginga como pontos fortes. O Brasil de 2022 é ousado, rápido, com variações táticas: 4-2-4 e 4-2-3-1.
A equipe potencializa esses atributos, com uma defesa também mais experiente, como Marquinhos, Thiago Silva e o próprio Casemiro no meio-campo. Há uma espinha dorsal, que não está 100% certa por conta de breves lacunas, ambas no setor defensivo: na lateral-direita e lateral-esquerda.
Na esquerda, Alex Sandro e Alex Telles são os mais cotados, com disputa pelo titular aberta. Na direita, Danilo foi o único da posição convocado, com o zagueiro Éder Militão improvisado no setor.
Neymar em alta
O alto nível de Neymar também é um ponto alto da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo. O atacante vive o melhor início de temporada da carreira, se consolidando como protagonista no Paris Saint-Germain (PSG) em uma função criativa. Assim, o atleta participa diretamente da armação.
Ao todo, o atacante tem 16 jogos pelo time francês em 2022, com 12 gols e nove assistências. No Brasil, foi deslocado da ponta esquerda para o meio-campo, atuando como antigo ‘camisa 10’.
Convocação final: 26 jogadores
Goleiros (3) | trio garantido na Copa
A expectativa é de manutenção de um trio até o Mundial. Alisson (Liverpool-ING), Éderson (Manchester City-ING) e Weverton (Palmeiras). Os goleiros participaram de todo o ciclo para a Copa do Mundo, com Alisson sendo titular.
Lateral-direito (2) | em busca de alternativas
O único nome certo é Danilo (Juventus-ITA). O setor é o de maior incógnita pela falta de opções em alto nível para a convocação. Há risco de nenhum outro seja chamado, com um zagueiro sendo improvisado: Éder Militão e Ibãnez são alternativas, atuam no setor e podem ser o plano B.
Zagueiros (5) | uma vaga aberta
Tite chamou cinco zagueiros. No cenário absoluto, um trio está certo na Copa: Militão (Real Madrid-ESP), Marquinhos (PSG-FRA) e Thiago Silva (Chelsea-ING). A dúvida fica com a 4ª vaga, com opções brigando por uma vaga: Bremer (Juventus-ITA), Ibañez (Roma-ITA), Gabriel Magalhães (Arsenal-ING) e Lucas Veríssimo (Benfica-POR).
Lateral-esquerdo (2) | disputa ainda aberta
Os chamados foram Alex Telles (Sevilla-ESP) e Alex Sandro (Juventus-ITA). Renan Lodi (Nottingham Forest-ING) está na briga, mas corre por fora.
Volantes (4) | nomes consolidados no setor
Os volantes indicados foram: Casemiro (Manchester United-ING), Bruno Guimarães (Newcastle-ING), Fabinho (Liverpool-ING) e Fred (Manchester United-ING). Todos possuem potencial alto para participar da convocação.
Meias (2) | resta uma vaga
Como meia criativo, Tite convocou Éverton Ribeiro (Flamengo) e Lucas Paquetá (West Ham-ING). Um dos nomes é certo: Paquetá, até como titular. Já a outra vaga tem Éverton Ribeiro x Coutinho (Aston Villa-ING).
Atacantes (8) | dúvidas na referência
No setor ofensivo, a lista tem: Neymar (PSG-FRA), Richarlison (Tottenham-ING), Rodrygo (Real Madrid-ESP), Matheus Cunha (Atlético de Madrid-ESP), Raphinha (Barcelona-ESP), Vinícius Júnior (Real Madrid-ESP), Pedro (Flamengo), Roberto Firmino (Liverpool-ING) e Antony (Manchester United-ING). A disputa ainda tem Gabriel Jesus (Arsenal-ING) e Gabriel Martinelli (Arsenal-ING). Deste modo, os “camisas 9” são a principal dúvida, com Firmino, Jesus, Cunha e Pedro. Os velocistas estão garantidos.
Aposta de convocação final da Seleção Brasileira (por Alexandre Mota)
GOLEIROS (3)
- Alisson (Liverpool-ING)
- Éderson (Manchester City-ING)
- Weverton (Palmeiras)
LATERAIS-DIREITOS (1)
- Danilo (Juventus-ITA)
LATERAIS-ESQUERDOS (2)
- Alex Telles (Sevilla-ESP)
- Alex Sandro (Juventus-ITA)
ZAGUEIROS (5)
- Éder Militão (Real Madrid-ESP)
- Bremer (Juventus-ITA)
- Marquinhos (Paris Saint-Germain-FRA)
- Thiago Silva (Chelsea-ING)
- Gabriel Magalhães (Arsenal-ING)
VOLANTES (4)
- Casemiro (Manchester United-ING)
- Bruno Guimarães (Newcastle-ING)
- Fabinho (Liverpool-ING)
- Fred (Manchester United-ING)
MEIAS (2)
- Lucas Paquetá (West Ham-ING)
- Éverton Ribeiro (Flamengo)
ATACANTES (9)
- Neymar (PSG-FRA)
- Richarlison (Tottenham-ING)
- Rodrygo (Real Madrid-ESP)
- Gabriel Jesus (Arsenal-ING)
- Raphinha (Barcelona-ESP)
- Vinícius Júnior (Real Madrid-ESP)
- Pedro (Flamengo)
- Roberto Firmino (Liverpool-ING)
- Antony (Manchester United-ING)