Procon-Fortaleza identifica aumento de preços antes da Black Friday; veja lista
A listagem pode ser utilizada pelos compradores para a comparação antes da decisão de compra no período
Os consumidores devem ter cautela antes de comprar na Black Friday, nesta sexta-feira (25), na Capital. A orientação é monitorar os preços com antecedência para evitar ser atraído por falsas promoções. Uma pesquisa do Procon-Fortaleza, por exemplo, identificou recentes elevações de valores dos itens mais procurados na data.
Nas últimas cinco semanas, o órgão acompanhou as oscilações de custo de 163 produtos. Dentre eles, estão celulares, notebooks, geladeiras, fogões e máquinas de lavar.
Veja também
A listagem pode ser utilizada pelos compradores para a comparação antes da decisão de consumo.
>> Veja lista
Na pesquisa, o Procon observou que uma smart TV LED de 50 polegadas, tecnologia 4K, custava, há pouco mais de um mês, cerca de R$ 2.700. Na semana que antecede a Black Friday, o mesmo produto escalou para R$ 3.936,49, totalizando alta de 45%.
Outro exemplo é uma máquina de lavar Brastemp, vendida a R$ 2.398,80 na primeira semana do levantamento. No último período, o produto passou para R$ 2.599,00.
Apesar disso, também há ofertas interessantes, como uma geladeira (443 litros) de duas portas, que custava R$ 6.754,80 há 30 dias. Mas, na última semana, reduziu para R$ 4.999,00, uma redução de 25%.
Procon-Fortaleza terá plantão para denúncias
Nesta sexta-feira (25), o Procon-Fortaleza estará de plantão para receber as denúncias (veja abaixo como denunciar).
Segundo a diretora do órgão, Eneylândia Rabelo, as empresas que anunciarem falsas ofertas podem responder a processo administrativo e serem multadas em até R$ 15 milhões.
"Essa lista do Procon pode auxiliar na identificação de publicidade enganosa. O mercado é livre para a ampla concorrência, mas ludibriar o consumidor com a expectativa de redução de preços, diante de uma elevação prévia, isto caracteriza prática abusiva", explicou.
Consumidor pode desistir da compra pela internet
Rabelo explica que, caso a compra seja realizada pela internet, o consumidor pode desistir do produto ou da contratação do serviço em até sete dias da data do recebimento do item ou da compra de um serviço, sem nenhuma justificativa, pois o Código de Defesa do Consumidor (CDC) assegura o direito de arrependimento.
Veja também
Veja como denunciar
- Os consumidores podem realizar denúncia pela Central de Atendimento ao Consumidor, discando o número 151, bem como no Portal da Prefeitura, no campo "Defesa do Consumidor";
- Também é possível enviar denúncias de falsas promoções pelo aplicativo Procon Fortaleza, disponível nas plataformas Android e iOS.
Confira dicas para não sair no prejuízo nesta Black Friday
- Pesquise em sites de busca de preços o comportamento do valor do produto de seu interesse nos últimos meses;
- Registre os preços antes da Black Friday com prints da tela ou foto;
- Efetue compras em sites confiáveis. Para verificar a segurança da página, clique no símbolo de cadeado que aparece no canto da barra de endereço ou no rodapé da tela. O endereço da loja virtual deve começar com (https://);
- Todo site deve exibir o CNPJ da empresa ou o CPF da pessoa responsável, além de informar o endereço físico onde a loja possa ser encontrada ou o endereço eletrônico para que possa ser contatada e números de telefone;
- Computadores de acesso público não devem ser usados para comércio eletrônico ou internet banking;
- Analise a descrição do produto e compare com outras marcas;
- É muito importante imprimir ou salvar todos os documentos que demonstrem a oferta e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios etc);
- Nas compras pela internet, dê preferência ao pagamento com cartão de crédito, de forma parcelada. Isto pode ajudar o consumidor a pedir cancelamento da compra ou devolução de valores, caso seja vítima de golpes;
- Gere um cartão de crédito temporário no app de sua operadora. Geralmente, esses cartões servem somente para uma compra efetuada. Isto reduz a possibilidade de clonagem de dados e senhas.
Direitos na Black Friday
- Produto em promoção ou liquidação possui as mesmas garantias previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC);
- Na compra de eletroeletrônicos, peça para testar o funcionamento do aparelho;
- Nas compras feitas pela internet, por telefone ou catálogo, existe o “direito de arrependimento” para desistir da compra sem qualquer motivo. O prazo para desistência é de sete dias, a contar da data de recebimento do produto;
- No pagamento com cartão de débito/crédito, poderá haver diferenciação de preços em relação a valores pagos em dinheiro;
- A loja não é obrigada a trocar o presente que não tenha defeito. No entanto, se o vendedor afirmar que realizará a troca, em qualquer situação, o consumidor deverá solicitar por escrito;
- A garantia legal de produto/serviço não durável é de 30 dias e de produto/serviço durável é de 90 dias, de acordo com o CDC;
- A garantia legal é complementar à contratual. Portanto, se um produto tem garantia do fabricante de 12 meses, a garantia total deverá ser acrescida de mais 90 dias da garantia legal, ou seja, 15 meses;
- Se houver divergência entre o preço anunciado com o registrado no caixa, o consumidor deverá pagar o menor valor;
- Peça a nota fiscal com a discriminação do produto ou do serviço detalhadamente.