Vendedora recebe contas de água com valores acima de R$ 2.500

Moradora do Passaré tem valores das tarifas de água alterados desde julho deste ano

Mais uma consumidora de Fortaleza foi surpreendida com uma conta de água muito acima do normal. A vendedora Bruna Isley teve seu orçamento comprometido ao receber da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) duas faturas de mais de R$ 2.500,00 nos meses de setembro e outubro. No entanto, estes não foram os primeiros aumentos que ela recebe, pois desde julho as contas vêm com valores alterados.

Ela e o esposo, que é marceneiro, pagam geralmente entre R$ 35 a R$ 40. Mas, em julho, a vendedora recebeu uma fatura de R$ 392,86. A partir disso, ela recorreu à Cagece para reaver o valor da tarifa e realizar os procedimentos necessários. A vendedora recebeu a visita técnica em seu imóvel e nenhuma irregularidade foi detectada. Então, foi realizada uma troca de hidrômetro e um refaturamento, passando para a taxa mínima de R$ 28,30.

Apesar disso, Bruna continuou recebendo contas em valores elevados. Em agosto, a fatura veio no valor de R$ 742,58 e, mais uma vez ela contestou com a empresa, e recebeu um abatimento.

“Eles trocaram o hidrômetro, e aí eles falaram que a água não havia passado pelo hidrômetro então eles iam alterar o valor é colocaram no valor mínimo, então paguei duas faturas nesse valor de R$28,30”, comenta.

Continuidade do problema

Pensando que seus problemas com as tarifas de água haviam acabado, Bruna foi surpreendida em outubro com uma conta de R$ 2.847,57. Mas, o susto só aumentou com a ida até a Cagece mais uma vez.

“Então eu entrei em contato com a Cagece, quando eu cheguei lá eu descobri que tinha outra conta. Só que eu não havia recebido, essa conta que estava no sistema deles, que também era de mais de R$ 2.000 mil”, relata.

A fatura era referente ao mês de setembro e custava R$ 2.670,10. Bruna contestou o motivo de não ter recebido essa fatura em sua casa e como resposta a empresa disse que quando o funcionário foi realizar a leitura, percebeu que “o valor estava muito alto” e retornou a conta para a Cagece.

Após esse episódio, a vendedora pediu uma nova vistoria em sua residência e “não encontraram nenhum vazamento interno ou externo”. A empresa também realizou mais uma troca de hidrômetro, que segundo Bruna será paga. 

“Eles fizeram a cobrança da troca do hidrômetro dizendo que viria na próxima fatura, porque o hidrômetro que é trocado a cada três anos e como em um ano eu já troquei 2 vezes, eu teria que pagar uma taxa”, comenta.

Ainda caro

Com a nova troca, a empresa informou para Bruna que a água realmente havia passado pelo hidrômetro, mas ela não “encontrou para onde essa água estaria indo”, já que ela e seu esposo passam o dia no trabalho e seu filho fica com uma pessoa de sua família. Em novembro, a fatura veio com um valor acima do normalmente pago, custando R$218,99

Em nota, a Cagece informou que foi até o local nesta teça-feira, por volta das 9h30, mas não havia ninguém no imóvel e para realizar vistoria em áreas internas é necessário a presença de uma pessoa responsável pelo imóvel.

Entre as medidas para este caso, a Cagece "realizará nova vistoria no imóvel para verificar o consumo medido, bem como realizar novos testes de vazamento".  A Cagece informa ainda que, nos meses de setembro e outubro, o imóvel registrou consumo elevado de água. Em novembro, este mesmo consumo já apresentou redução.

A empresa orienta que sempre que houver dúvidas sobre o valor cobrado, os clientes podem procurar uma loja de atendimento da Cagece para solicitar uma reavaliação do consumo faturado.

Em casos de reclamação ou solicitação, a população pode entrar em contato com a Cagece pelos canais de atendimento disponíveis como a Central de Atendimento (0800.275.0195), o aplicativo Cagece Mobile (disponível para Android e iOS) ou por meio do chat online, no portal da Cagece (www.cagece.com.br).