Veja exemplos de produtos similares e dicas para leitura do rótulo

Com o aumento da oferta de similares, consumidores devem ficar ainda mais atentos

As informações nutricionais e a especificação dos produtos devem constar nas embalagens. Por isso, a leitura do rótulo é fundamental para identificar quando se trata de um original ou similar. Veja alguns itens encontrados pelo Diário do Nordeste:

No caso dos alimentos, os consumidores que optarem pelo substituto para economizar devem ficar atentos à quantidade de nutrientes oferecida para evitar prejuízos à dieta, sobretudo, das crianças. 

A rotulagem deve constar quando há açúcar adicionado, gordura saturada e sódio. O manual da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mostra como fazer a leitura dos rótulos para uma escolha saudável, mas a orientação é sempre buscar o acompanhamento de um profissional. 

Em nota, a Mococa, empresa que trabalha com similares (foto acima), informou que "sempre se preocupamos em deixar clara a diferença dos produtos'.

Dentre as medidas, afirmou, o leite condensado tradicional tem embalagem azul escura, enquanto a mistura tem embalagem amarela.

"Da mesma forma, o creme de leite tem uma embalagem no tom azul escuro enquanto na mistura de creme de leite, o tom é azul claro, com diferença também nas fotos e no logo dos produtos", garantiu. "Além disso, o nome dos produtos está em destaque no centro do painel frontal das embalagens", completou. 

A marca afirma que as misturas são opções mais acessíveis do que as tradicionais e que realiza testes constantes dos ingredientes para que todas as receitas possam ser preparadas com o mesmo sabor e qualidade. 

O Diário do Nordeste também procurou as demais marcas demonstradas nesta matéria para posicionamento sobre as estratégias mercadológicas adotadas e aguarda retorno.