Embora o calendário de pagamentos do auxílio emergencial só deva ser conhecido após a publicação da Medida Provisória (MP) com os detalhes sobre a nova rodada do benefício, os primeiros a receber as parcelas em 2021 deverão ser os trabalhadores inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do Ministério da Cidadania.
Logo em seguida, será a vez dos trabalhadores informais que já receberam o benefício em 2020 e possuem cadastro no aplicativo Caixa Tem; e, por último, as famílias incluídas do Bolsa Família, que devem começar a receber no dia 16 de abril. As informações são dos jornais O Globo e Extra.
O pagamento deverá começar na primeira semana de abril e se estender até o fim de agosto.
O Cadastro Único é um instrumento para identificar as condições sociais e econômicas de famílias de baixa renda no país. Além disso, permite o acesso aos diversos programas sociais promovidos pelo Governo Federal, tal como Bolsa Família e o auxílio emergencial.
Quais serão os valores?
De acordo com o Governo Federal, após a promulgação da PEC que libera o benefício, as parcelas do auxílio emergencial serão menores que as pagas no ano passado, durante primeira onda da pandemia do novo coronavírus. Segundo Guedes, os valores da nova rodada serão de R$ 150 a R$ 375, sendo, em média, R$ 250. Segundo ele, a distribuição será feita da seguinte forma:
- Para a família monoparental chefiada por mulher: R$ 375;
- Casal: R$ 250;
- Homem sozinho: R$ 150.
Quando o auxílio começa a ser pago?
O benefício deve começar a ser pago apenas a partir de abril. Serão quatro parcelas, entre abril e julho, podendo chegar também a agosto. Os detalhes serão divulgados em Medida Provisória a ser editada pelo Governo Federal.
Veja o passo a passo para atualizar o cadastro no Caixa Tem
Veja o calendário para atualização dos dados
A PARTIR DE:
- 14 de março: nascidos em janeiro
- 16 de março: nascidos em fevereiro
- 18 de março: nascidos em março
- 20 de março: nascidos em abril
- 22 de março: nascidos em maio
- 23 de março: nascidos em junho
- 24 de março: nascidos em julho
- 25 de março: nascidos em agosto
- 26 de março: nascidos em setembro
- 29 de março: nascidos em outubro
- 30 de março: nascidos em novembro
- 31 de março: nascidos em dezembro
Como fazer a atualização?
A atualização pode ser feita inteiramente pelo celular, não sendo necessário que o beneficiário se desloque até uma agência do banco. Ele deve acessar o aplicativo e seguir as orientações, clicando em "Atualize seu cadastro". Ao clicar, a Caixa pede foto do beneficiário e documentos pessoais.
Posso deixar de receber se não atualizar o cadastro?
A Caixa Econômica Federal informou que a atualização cadastral não é obrigatória e nem será um impedimento para o recebimento de benefícios, como o auxílio emergencial 2021 e o Bolsa Família.
O processo é apenas uma forma de aumentar a segurança dos usuários e evitar tentativas de fraudes. Portanto, quem não conseguir atualizar o cadastro continuará recebendo os benefícios a que tem direito.
Documentos necessários
- CNH ou RG
- Comprovante de residência
- Foto do beneficiário com um dos documentos