Ramal do VLT no Aeroporto de Fortaleza receberá até 38 mil passageiros por dia, diz secretário

Equipamento está previsto para operar até a partir do primeiro semestre de 2022

O secretário da Infraestrutura do Ceará, Lucio Gomes, informou que o ramal de acesso que conecta o Aeroporto de Fortaleza ao VLT Parangaba-Mucuripe ficará pronto até o primeiro semestre do próximo ano. Quando estiver em operação, deverá receber de 36 a 38 mil passageiros por dia. 

A ordem de serviço para a obra ocorreu na manhã desta quinta-feira (11), em Fortaleza. 

"O projeto é para transportar, diariamente, de 36 a 38 mil pessoas. Naturalmente, que, de saída, não vai transportar tanta gente", ponderou o titular da Seinfra. 

A pasta havia divulgado, na segunda-feira (8), imagens de como deve ficar o equipamento. Três estações de embarque e desembarque devem ser construídas até 2022. 

O secretário informou que abrirá, ainda, a licitação para a aquisição de três veículos leve sobre trilhos (VLT)  para operação. 

Inauguração

A previsão é que a obra seja concluída até o primeiro semestre, conforme o secretário Lúcio. No entanto, explicou, as primeiras etapas após a entrega serão de testes. 

Haverá a circulação sem passageiros em caráter experimental, seguida da assistida. Nesta segunda fase, as pessoas serão transportadas gratuitamente para os testes finais. 

Estrutura do ramal 

As novas estações serão implantadas em uma praça que deve ser construída na Av. dos Expedicionários, e a outra, localizada em frente ao Aeroporto. A previsão do projeto é que o Ramal seja composto por 2,4 quilômetros de extensão, sendo 0,9 km em elevado. 

Além disso, será construída uma nova estação, a 11ª do VLT Parangaba-Mucuripe, e ficará entre as estações Montese e Vila União, já existentes. 

Já a Estação Aeroporto, que será elevada, se localizará na Av. Senador Carlos Jereissati, se interligando à passarela já existente sobre a via, com acesso por meio de escadas fixas, rampas e elevador.