Moinhos do Ceará importam carga da Rússia

A compra e a aprovação da qualidade pelos moinhos abre as portas para uma nova alternativa de fornecimento ao Brasil

Segundo informações publicadas pela Reuters Brasil, um dos três moinhos de trigo cearenses envolvidos em um negócio para importar uma carga de trigo russo neste ano, disse que a qualidade do grão era boa e que possivelmente compraria novamente, se o preço estivesse adequado. Essa foi a primeira importação desse tipo desde 2010.

No começo deste ano, os moinhos J Macedo, Dias Branco e Grande Moinho Cearense teriam feito uma compra conjunta de 25 mil toneladas de trigo russo, desembarcado no porto de Fortaleza.

O acordo só foi possível depois que os governos do Brasil e da Rússia assinaram um protocolo fitossanitário no fim do ano passado, removendo uma proibição vigente por vários anos para evitar riscos às plantações brasileiras.

A maior parte do trigo importado pelo Brasil é originária da Argentina, que, por integrar o bloco comercial Mercosul, não é taxada. Estados Unidos e Canadá também fornecem o produto regularmente, mas em volumes menores.

Entre janeiro e setembro, o Brasil comprou 4,6 milhões de toneladas de trigo da Argentina, 173 mil toneladas dos EUA e 167 mil toneladas do Canadá.

A consultoria brasileira do setor Trigo & Farinhas reportou na segunda-feira que uma segunda carga de até 30 mil toneladas de trigo da Rússia estava vindo para o Brasil neste mês.