INSS cria serviço de agendamento para entrega de documentos exigidos

Serviço busca auxiliar solicitantes de benefícios que não conseguem enviar documentos requeridos no processo por meios digitais

Diante da suspensão do atendimento presencial e da dificuldade de algumas pessoas em enviar documentos digitalmente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) criou mais uma opção para solicitantes anexarem documentos em seus processos. A chamada Exigência Expressa vale em todo o País para que os segurados depositem em urnas na entrada das agências a documentação solicitada.

Através do telefone 135 ou pelo site, o solcitante deve agendar a entrega mediante o número do protocolo do benefício em análise e nome e CPF da pessoa que efetivamente depositará o envelope na urna.

Ao agendar o serviço, é necessário preencher e assinar o formulário de Autodeclaração de Autenticidade e Veracidade das Informações e juntá-lo a um envelope lacrado, com cópia de RG e dos documentos apontados na exigência.

O envelope precisa ser identificado pelo lado de fora com os seguintes dados: nome completo, CPF, endereço completo, telefone, e-mail, se tiver, e número do protocolo do agendamento da Exigência Expressa.

As urnas ficam disponíveis para depósito de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

O INSS lembra que não são aceitos documentos originais e que as cópias não precisam ser autenticadas em cartório. É necessário, porém, que estejam legíveis e sem rasuras. As urnas não aceitam exigências quanto à antecipação do auxílio-doença. Nesse caso, os documentos só podem ser anexados pelo Meu INSS.

O órgão ainda explica que os papéis depositados serão escaneados e inseridos no sistema, de forma a dar continuidade ao processo. O andamento do processo pode ser acompanhado pelo Meu INSS ou telefone 135.

Para saber quais documentos devem ser apresentados, o interessado deve acessar o Meu INSS, ou ligar 135, ou ainda o WhatsApp (61) 8638-8396. Também estão disponíveis os telefones de plantão de dúvidas das agências.