IBGE abrirá 209 vagas para Censo Experimental 2019; edital em breve

Instituto recebeu aval para contratações. Levantamento será feito no segundo semestre deste ano

O Ministério da Economia autorizou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a contratar 209 profissionais para atuar no Censo Experimental 2019, que será uma espécie de ensaio geral do que ocorrerá no Censo Demográfico, o qual será realizado entre agosto e outubro de 2020.

O Censo Experimental será realizado no segundo semestre de 2019 em locais a serem definidos, entre setembro e novembro deste ano. Preliminarmente, pretende-se realizar a coleta integral de um município com população de até 200.000 habitantes, além de quatro distritos cobrindo todas as cinco regiões do País. Quanto às contratações, elas serão temporárias e podem ser feitas a partir de julho deste ano.

De acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), as contratações somente serão formalizadas mediante disponibilidade de dotações orçamentárias específicas e o recrutamento dos profissionais dependerá de prévia aprovação dos candidatos em processo seletivo simplificado.

O edital para inscrições no concurso deverá ser publicado em até seis meses. 

Ainda segundo a norma, o IBGE definirá a remuneração dos profissionais a serem contratados. Além disso, o prazo de duração dos contratos deverá ser de até um ano, podendo ser prorrogado se devidamente justificado com base nas necessidades de conclusão das atividades relacionadas ao censo experimental.