Azul estreia 1º voo internacional no Ceará

Inaugurado no sábado (6), trecho que liga Fortaleza a Caiena deve aumentar circulação de euros no Estado

Escrito por
Armando de Oliveira Lima* - Repórter producaodiario@svm.com.br

Caiena. Mais euros devem circular em Fortaleza nos próximos meses para aquecer o turismo do Estado, quando novos visitantes devem desembarcar na Capital semanalmente. No entanto, eles não vêm da Europa, mas da América do Sul. Desde o último sábado (6), quando a Azul Linhas Aéreas inaugurou o novo trecho internacional da companhia - e o primeiro que tem o Ceará como ponto de chegada -, cidadãos da Guiana Francesa têm a Capital cearense como destino.

"O pedido maior (para a realização do trecho) é daqui (de Caiena). Essa demanda foi solicitada há muito tempo e a gente já trabalhava com ela. A rentabilidade (para a Azul) é de 100%. Hoje (sábado), a Azul abriu as portas de Fortaleza com um Embraer de 118 acentos uma vez por semana, mas, dependendo da solicitação dos passageiros podemos aumentar", diz a representante da companhia na Guiana Francesa, Laura de Reynal.

De acordo com Laura, Fortaleza tem sido a cidade brasileira mais procurada pelos guianenses desde antes do voo Belém-Guiana ser operado pela Azul. No voo inaugural, com direito a batismo do avião pelo corpo de bombeiros de Caiena e também de Fortaleza, dos 118 lugares, 116 estavam ocupados. A frequência parte de Fortaleza, todo sábado, ao meio-dia e a chegada dos turistas acontece às 18h. O tempo estimado entre o Ceará e a capital da Guiana Francesa é de 2h40min. O fuso horário é o mesmo de Fortaleza.

Demanda para dezembro

"Nós abrimos as vendas para os voos semanais em junho e todos estão lotados até setembro. Tem uma grande demanda também para o mês de dezembro. As agências de viagem e todo o trade já se prepararam", conta Laura de Reynal, apontando para um fim de ano no qual Fortaleza possa ser destino das festas dos vizinhos da Guiana Francesa.

No entanto, há uma expectativa também da entrada de franceses pela Guiana - o que acabou acontecendo no voo inaugural -, tendo em vista que o país é, na verdade, um território ultramarino da França.

A Azul, porém, concentra-se na distribuição desses turistas pelo Brasil e alinhou os horários das frequências para Recife, Salvador e Rio de Janeiro partindo do Aeroporto Internacional Pinto Martins ao horário de chegada do voo da Guiana.

*O jornalista viajou a convite da Azul