Transporte público de Fortaleza roda com 70% da capacidade durante 2ª fase do plano de retomada
A Etufor afirma que a quantidade de ônibus circulando está de acordo com a demanda de usuários
O transporte coletivo de Fortaleza vai funcionar com 70% da capacidade durante a fase 2 do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais do Governo do Ceará, iniciada nesta segunda-feira (22). Segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), a frota de ônibus "será de 70% da frota de um dia útil".
A quantidade de ônibus em circulação está de acordo com a demanda de usuários, que, segundo a Etufor, “está estabilizada em 35% de um dia útil”.
O número de transportes coletivos circulando na Capital sofreu redução após o decreto de isolamento social no Ceará para conter a pandemia do coronavírus.
A Etufor também reforça para que o isolamento social deve ser cumprido pelo restante da população que não está incluída nas atividades permitidas durante esta 2ª fase da retomada.
O cronograma do governo prevê a abertura de mais segmentos do comércio a partir desta segunda-feira, com restrições quanto ao fluxo de clientes e funcionários.
O que volta na fase 2 com 40% do trabalho presencial*
*exceto atividades religiosas, que retornam com 20%.
- Agências de publicidade, marketing, edição e design;
- Indústrias e serviços de apoio: organizações associativas, contabilidade, direito e serviços de apoio administrativo;
- Consultoria em Tecnologia da Informação e Comunicação, software house e assistência técnica;
- Assistência social: defesa de direitos sociais e serviços de assistência social sem alojamento;
- Restaurantes;
- Atividades religiosas com 20% da capacidade;
- Aluguéis de equipamentos de esporte, cultura e lazer.
O plano de retomada teve início no dia 1º de junho com a fase de transição, que durou 7 dias em Fortaleza, mas foi prorrogada em alguns municípios que não atingiram taxas convenientes à liberação.
A fase 1 do plano teve início na Capital no dia 8 deste mês com a abertura dos shoppings e a liberação de outras atividades presenciais como em cartórios, por exemplo.
Outros 43 municípios, incluindo toda a Região Metropolitana, estão avançando para a fase 1 de reabertura. O restante das cidades cearenses permanece na fase de transição.
Por enquanto, apenas Sobral e Juazeiro do Norte estarão em isolamento social rígido. Sobral permanece no regime de isolamento social rígido, e Juazeiro do Norte, que estava na transição, retrocedeu uma etapa devido ao aumento dos casos no município.