SMS prevê ampliação dos locais de vacinação contra Covid-19 e funcionamento 24 horas em Fortaleza

Estimativa da Secretaria Municipal da Saúde é que, neste fim de semana, cerca de 15 mil pessoas recebam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na Capital

Escrito por Redação ,
Legenda: De acordo com a secretária da saúde de Fortaleza, existem oito centros de vacinação preparados para serem abertos à medida que uma maior quantidade de vacinas chegue ao município
Foto: José Leomar

A Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza prevê a ampliação do número de locais de vacinação contra a Covid-19 na Capital e funcionamento 24 horas. Em entrevista ao Diário do Nordeste, a titular da pasta, Ana Estela Leite, afirma que existe essa possibilidade a depender do quantitativo de doses de vacinas que ainda serão recebidas pelo município.

"A ideia é intensificar a vacinação neste fim de semana para que a gente vá concluindo as doses que temos sob nossa posse. Tão logo a gente receba mais, dependendo desse quantitativo, já temos oito centros de vacinação preparados para serem abertos e a possibilidade de que eles funcionem 24 horas", informa. 

Veja também

Ainda de acordo com ela, a estimativa é que sejam vacinadas em torno de 15 mil pessoas neste fim de semana em Fortaleza. Além do Centro de Eventos do Ceará e do Shopping Iguatemi, mais três novos locais foram inaugurados na cidade neste sábado (6). Os equipamentos são a Arena Castelão e os Cucas da Barra do Ceará e do José Walter.

A Arena Castelão possui o sistema drive-thru e salas de vacinação; por sua vez, os Cucas possuem somente salas de vacinação. No sábado, os três locais funcionam entre 12h e 17h, e, no domingo (7), entre 9h e 17h - horário este que deverá ser replicado no atendimento durante a semana.

O Shopping RioMar Kennedy será mais um ponto de imunização em sistema drive-thru, que funcionará somente no domingo, das 8h às 18h, em Fortaleza. Poderão se vacinar, no local, somente os idosos agendados ou aqueles com idade a partir de 90 anos. As pessoas que não se enquadram nesse perfil não serão atendidas. 

Já o Shopping Iguatemi continuará com a campanha durante todo o fim de semana, das 8h às 18h, com 600 idosos agendados para o sábado e 600 para o domingo.

Vacinação em domicílio

Ana Estela também reforça que a visita nos domicílios continua neste sábado. "Algumas equipes que não concluíram a rota que foi determinada na semana vão concluir hoje e, possivelmente, também na segunda-feira. Então, os idosos que foram avisados da visita do domicílio e que não receberam as nossas equipes ainda, fiquem no aguardo porque elas chegarão hoje e segunda", explica.

Legenda: Ana Estela Leite reforça a necessidade do agendamento para a vacinação, otimizando o atendimento nos centros destinados para isso e evitando as longas filas de carros
Foto: Camila Lima

Necessidade de agendamento

A secretária da saúde igualmente destaca a necessidade do agendamento para a vacinação, otimizando o atendimento nos centros destinados para isso e evitando as longas filas de carros. Segundo ela, ainda não há uma previsão de liberação de outros grupos, para além dos idosos com mais de 90 anos, para vacinação sem cadastramento.

"Por enquanto, a exceção exclusiva são os idosos acima de 90 anos, que podem ir a qualquer um dos nossos centros e serão vacinados. Abaixo dessa idade, só compareçam os que realmente foram agendados", sublinha. 

Ana Estela avalia que o ritmo de vacinação até aqui tem acontecido dentro do planejado. "Foi tudo um aprendizado. Nós já vacinamos, até ontem, quase 64 mil pessoas. A cada dia, a gente amplia esse número. O município recebeu um quantitativo que não é suficiente para vacinar todos na primeira fase; em breve, porém, a gente já conclui, que é o tempo que recebemos mais vacinas para dar seguimento e concluir todos os grupos prioritários dessa primeira fase para, se Deus quiser, iniciarmos a segunda".

Problemas com agendamento

Questionada também sobre os números de telefone para agendamento ou mudança de local que não atendem – alvo de reclamação de muitas pessoas que tentam realizar o cadastro em Fortaleza – a secretária informa que as linhas estão congestionadas devido aos mais de 60 mil cadastrados no site Vacine Já.

"A forma que a gente encontrou para solucionar isso foi fazer com que o próprio idoso, ou uma pessoa da família, possa fazer a mudança do local de vacinação por meio do e-mail. Então, pedimos que verifiquem se chegou. O envio já se iniciou na sexta e até segunda-feira finaliza. Quem não foi vacinado vai ter essa possibilidade de fazer a mudança", diz.

"Os telefones continuam os mesmos, mas ainda há esse congestionamento nas linhas. A gente já reforçou equipes para os telefones, e vamos reforçar ainda mais durante a semana. Mas a gente acredita que todos os idosos ou os seus familiares vão conseguir fazer essa alteração pelo e-mail", completa.

Horários e pontos de vacinação

Idosos agendados ou com idade a partir de 90 anos poderão se vacinar:

  • Shopping RioMar Kennedy: apenas no domingo, das 8h às 18h
  • Shopping Iguatemi: sábado e domingo, das 8h às 18h
  • Arena Castelão: sábado, das 12h às 17h; domingo, das 9h às 17h
  • Cucas: sábado, das 12h às 17h; domingo, das 9h às 17h
  • Centro de Eventos: sábado e domingo, 9h às 17h

Profissionais da saúde que atuam em hospitais, mediante agendamento prévio realizado pelo local em que trabalha:

  • Centro de Eventos: sábado e domingo, 9h às 17h

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados