Nova etapa das obras da Alberto Craveiro começa neste sábado; veja como ficam desvios e ônibus

As obras da nova etapa devem durar 20 dias

Escrito por Redação ,
Legenda: Trânsito na Avenida Alberto Craveiro, no Bairro Dias Macedo, em Fortaleza
Foto: Kilvia Muniz

Começa neste sábado (11) a nova etapa das obras de requalificação do viaduto da Avenida Alberto Craveiro sobre a BR-116. As obras terão uma duração de 20 dias e devem continuar com os serviços de drenagem, pavimentação e duplicação. Com o início da segunda etapa, os motoristas que seguem em direção à Aldeota devem ficar atentos para a nova configuração viária. De acordo com a prefeitura de Fortaleza, a pista norte teve sua pavimentação asfáltica renovada.  

Quem trafega no sentido Aeroporto e Aldeota ao chegar no viaduto vai precisar pegar o contrafluxo para seguir viagem para a Avenida Raul Barbosa. Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) darão suporte operacional à intervenção. 

Os motoristas que trafegam da Avenida Alberto Craveiro (sentido Castelão/Aldeota), quando se aproximarem do viaduto sobre a BR-116, devem passar a trafegar na pista contrária que estará liberada. Em seguida, continuar pela Avenida Raul Barbosa seguindo o seu itinerário. 

Para aqueles que desejarem acessar a BR-116 em direção ao Centro, esse fluxo deve seguir até a rotatória da Avenida Raul Barbosa no cruzamento com a Avenida Murilo Borges e utilizar a Rua Capitão Aragão. 

Na mesma data a alça sul de quem está na Avenida Alberto Craveiro e deseja acessar a BR-116 em direção à Messejana também estará liberada, viabilizando outros deslocamentos. Condutores que têm como destino o Centro da cidade, por exemplo, podem seguir até o viaduto da Avenida Oliveira Paiva e utilizar as alças de retorno. 

O gerente de operação e fiscalizações da AMC, André Luiz Barcelos, explica como o motorista deve proceder quando chegar próximo a alça da Avenida Raul Barbosa com a BR-116. 

“Então são 20 dias de obras uma pequena mudança justamente em cima do viaduto. Então uma área confinada e que precisa atenção do usuário. Ele vai ter que pegar e sair de uma pista para transpor para outra pista para seguir o acesso dele normal em direção para Aldeota. Além disso, a alça da Alberto Craveiro, para pegar a BR, no sentido Messejana está liberada e esse acesso vai ser muito tranquilo. Vai dividir um pouco esse fluxo. Agora para quem vem do fluxo contrário a Raul Barbosa nós pedimos para evitar esse sentido. Já pegar a BR já antes principalmente na Pontes Vieira e Borges de Melo porque quando ele chega nesta área ele não vai poder acessar a Alberto Craveiro passando pelo viaduto”.

Legenda: Veja os desvios na avenida
Foto: Prefeitura de Fortaleza
 

Trânsito sentido Aldeota/Aeroporto

A orientação do órgão de trânsito para o fluxo proveniente da Aldeota que costuma utilizar a Avenida Raul Barbosa para acesso ao Aeroporto ou Castelão é evitar trafegar por esta via e optar em pegar a Avenida Pontes Vieira, seguindo pela Avenida Aguanambi até a BR-116. Já os veículos oriundos do bairro Guararapes que circulam pela Avenida Murilo Borges, ao invés de utilizá-la, também devem optar circular pela Avenida Pontes Vieira ou ainda pela Avenida Rogaciano Leite. 

Rotas de acesso 

Para os condutores que insistirem em trafegar pela Avenida Raul Barbosa, a indicação é utilizar as seguintes vias alternativas: 

Capitão Aragão 

A partir da Avenida Raul Barbosa, entrar à direita na Rua Capitão Aragão (utilizando a rotatória sob o viaduto), à direita na BR-116, pegar as alças de retorno do viaduto da BR-116 sobre a Avenida Borges de Melo, retornando para a BR-116 seguindo no sentido Castelão. Ao chegar no viaduto do Makro, deve utilizar a alça lateral do mesmo para acessar a Avenida Alberto Craveiro e consequentemente o Aeroporto ou o Castelão. 

Tenente Jaime Andrade 

A partir da Avenida Raul Barbosa, entrar à direita na Rua Tenente Jaime Andrade, à direita na BR-116, pegar as alças de retorno do viaduto da BR-116 sobre a Avenida Borges de Melo, retornando para a BR-116 seguindo no sentido Castelão. Ao chegar no viaduto do Makro, deve utilizar a alça lateral do mesmo para acessar a Avenida Alberto Craveiro e consequentemente o Aeroporto ou o Castelão. 

Coronel Gonçalo 

A partir da Avenida Raul Barbosa, entrar à direita na Rua Coronel Gonçalo, à direita na BR-116, pegar as alças de retorno do viaduto da BR-116 sobre a Avenida Borges de Melo, retornando para a BR-116 seguindo no sentido Castelão. Ao chegar no viaduto do Makro, deve utilizar a alça lateral do mesmo para acessar a Avenida Alberto Craveiro e consequentemente o Aeroporto ou o Castelão. 

Alça da Avenida Raul Barbosa x BR-116 

A partir da Avenida Raul Barbosa, entrar à direita na BR-116 (utilizando a alça de retorno), pegar as alças de retorno do viaduto da BR-116 sobre a Avenida Borges de Melo, retornando para a BR-116 seguindo no sentido Castelão. Ao chegar no viaduto do Makro, deve utilizar a alça lateral do mesmo para acessar a Avenida Alberto Craveiro e consequentemente o Aeroporto ou o Castelão.

Legenda: Obras no viaduto da Avenida Alberto Craveiro com BR-116
Foto: Prefeitura de Fortaleza
 

Transporte 

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza desvia o itinerário de seis linhas que trafegam em direção ao Centro da cidade. Os ônibus vão utilizar o contrafluxo, ou seja, devem passar a trafegar na pista contrária que estará liberada, depois, seguem pela Avenida Raul Barbosa e utilizam a rotatória do viaduto sob a Rua Capitão Aragão, retornando para a BR-116 pela Rua Tenente Jaime Andrade. 

Confira as linhas: 

  •  603 – Jardim União/Centro 
  •  604 – Dias Macedo/Centro 
  •  605 – José Walter/BR 116/Av. I 
  •  606 – José Walter/BR 116/Av. N 
  •  633 – Passaré/Centro 
  •  666 –Jardim Castelão 
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados