Mortes por Covid-19 em Upas do Ceará caem 40,2% na última semana de maio

Óbitos de pacientes internados em Unidades de Pronto Atendimento reduziram para 101 contra 169 da penúltima semana

Escrito por Felipe Mesquita , felipe.mesquita@svm.com.br
Redução de mortes em Upas em Fortaleza é uma boa notícia
Legenda: Redução de mortes em Upas em Fortaleza é uma boa notícia
Foto: Fabiane de Paula

O Ceará encerrou a última semana de maio anotando redução nas mortes por Covid-19 em Unidades de Pronto Atendimento (Upas). Se entre 18 a 24 do mês passado foram 169 óbitos, nos sete dias posteriores, isto é, de 25 a 31, o número chegou a 101. Comparando os dois períodos, houve uma queda de 40,2%. 

As informações constam no IntegraSUS, que consolida os dados referentes ao novo coronavírus SARS-CoV-2. Segundo a plataforma, a média de atestados de óbitos em Upas na penúltima semana foi de aproximadamente 24 por dia. Já nos últimos sete dias, quando houve o decréscimo, foram 14 a cada 24 horas. 

O boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) não especifica em quais equipamentos de saúde as mortes aconteceram, nem tampouco o perfil das vidas que não resistiram às complicações da Covid-19.

Contudo, os acumulados nas duas quinzenas de maio mostram aumento nas mortes. Pelo menos 550 delas ocorreram em Upas, sendo 217 nos primeiros 15 dias e outras 333 na segunda metade do mês. O saldo representa um acréscimo de 53,4% dos óbitos registrados nos equipamentos considerados portas de entradas para pacientes infectados.

Pico

O levantamento indica que o pico de óbitos nas Upas ocorreu nos dias 13 e 14 de maio, com 42 vítimas cada no intervalo de 24 horas. Na segunda metade do mês, o maior índice foi de 33 mortes, número que também se repetiu nos dias 17 e 18. Por outro lado, o dia 1º, um mês atrás, contabilizou um óbito, o menor valor mensal.

Os óbitos anotados no mês passado representam 83,6% do total já confirmado no Ceará desde o início da pandemia. Isso porque, entre março e maio, a Sesa aponta que 3.010 cearenses faleceram vítimas da doença. 

A primeira atualização do mês de junho, feita às 10h16 desta segunda-feira (1°), informa que ainda não há confirmações de mortes por Covid-19 em Upas. 
 




Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados