Maternidade em construção pega fogo no bairro Luciano Cavalcante, em Fortaleza

Edifício atingido pelas chamas abrigará um Hospital Materno Infantil de uma rede de saúde privada

Escrito por Redação , metro@svm.com.br

O Hospital Materno Infantil da Unimed Fortaleza, em construção na Avenida Almirante Maximiniano da Fonseca, no bairro Luciano Cavalcante, em Fortaleza, foi atingido por um incêndio na manhã desta quinta-feira (20). O fogo é registrado próximo a uma caixa d'água instalada no último piso da edificação. Ninguém ficou ferido. 

fogo em predio
Legenda: 450 operários trabalham na obra, mas não havia nenhum no interior da unidade
Foto: Fabiane de Paula

A primeira guarnição do Corpo de Bombeiros chegou ao endereço por volta de 7h, cerca de trinta minutos depois do início das chamas. Ao todo, 20 bombeiros militares, quatro viaturas de combate a incêndio e um tanque com capacidade para 15 mil litros de água, atenderam a ocorrência.

"Foi um incêndio controlado no 9º pavimento. Quando chegamos, observamos que se tratava de madeira, papelão e plástico, aquelas formas utilizadas para fazer o concreto. Só uma perícia poderá nos dizer o que realmente pode ter iniciado esse incêndio", reforçou o tenente-coronel Marinho, superior de Operações do Corpo de Bombeiros. 

incêndio luciano cavalcante
Legenda: Chamas intensas e fumaça preta no 9º andar da obra
Foto: Reprodução

Pelo menos 450 operários trabalham na obra, mas não havia nenhum no interior da unidade. Segundo eles,  havia funcionários batendo o ponto no térreo para início do expediente e outros no refeitório, quando perceberam o fogo.

"Tinha muito plástico inflamável, por isso que pegou fogo rápido. Queimou tudo", afirmou um trabalhador, complementando que as chamas estão abaixo de uma caixa d'água construída há 15 dias. 

Perícia

O diretor de Recursos Próprios da Unimed Fortaleza, Flávio Ibiapina, afirmou que a Defesa Civil foi acionada para realizar perícia na estrutura física da unidade. Contudo, de forma preliminar, ele disse não haver prejuízos.

"Provavelmente não vai ter nenhum prejuízo. A gente espera não ter tido nenhum dano estrutural, até porque parece que ficou circunscrito a só um pedaço parte da laje e felizmente sem nenhuma vítima. 

incêndio na maternidade da Unimed Fortaleza
Legenda: Tanque utilizado para debelas as chamas comporta 15 miltros de água
Foto: Fabiane de Paula

Em nota enviada às 8h10, a Unimed Fortaleza confirmou que não houve feridos. A Cooperativa ponderou que "ainda não se sabe a causa do incêndio" e que o "grande volume de fumaça" é fruto dos "materiais plásticos nos andares superiores da obra".

A Defesa Civil, em nota enviada na tarde desta quinta, informou que uma equipe vistoriou a área do prédio após o incêndio, e "os agentes constataram que não existe risco para as edificações do entorno".

Veja o comunicado na íntegra

A Unimed Fortaleza esclarece que o incêndio ocorrido na manhã desta quinta-feira (20/05/21) nas obras do Hospital Materno Infantil, localizado no bairro Luciano Cavalcante, já foi controlado pela equipe do Corpo de Bombeiros que está no local. Não há feridos. O fogo atingiu pavimentos superiores da obra por volta das 6h30, sendo avistado pelos poucos operários da obra que já haviam chegado ao local. Estes trabalhadores acionaram os Bombeiros. Ainda são se sabe a causa do incêndio. A Cooperativa informa que havia materiais plásticos nos andares superiores da obra, o que explica o grande volume de fumaça.

Ainda segundo informações da cooperativa, a inauguração do Hospital Materno Infantil está prevista para janeiro de 2022. O equipamento contará com emergência, internação clínica e cirúrgica, cirurgia ambulatorial e pediátrica, UTI pediátrica e neonatal, além de atenção à saúde da mulher. Com um investimento de R$ 145 milhões, a unidade terá área construída de 19 mil m².

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados