Marinha emite aviso de mau tempo com rajadas que podem chegar a cerca de 60 km/h

O aviso é válido até as 21h da próxima quarta-feira (4) e indica rajadas entre 28 e 33 nós, equivalente a 50,4 e 59,4 km/h, respectivamente

Escrito por Redação ,
Barcos-praia-Fortaleza-Ceará
Legenda: Capitania dos Portos do Ceará recomenda que as embarcações de pequeno porte evitem navegar nestas áreas
Foto: Kid Jr.

O Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) emitiu, nesta segunda-feira (2), um aviso de mau tempo com ventos fortes na área costeira entre Natal e São Luís, incluindo o Ceará. A intensidade pode chegar até cerca de 60 km/h.

De acordo com a instituição, o aviso é válido até as 21h desta quarta-feira (4) e indica rajadas entre 28 e 33 nós, equivalente a 50,4 e 59,4 km/h, respectivamente. 

Cuidados

Neste intervalo, a Capitania dos Portos do Ceará recomenda que as embarcações de pequeno porte evitem navegar nestas áreas e que as demais redobrem a atenção quanto ao material de salvatagem, estado geral dos motores e casco, além de equipamentos de rádio e outros itens de segurança.

Temporada dos ventos fortes

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), depois da Pós-Estação Chuvosa (junho-julho), a média climatológica mensal de precipitação reduz mais ainda, chegando a apenas 4,9 mm no Estado em agosto.

Se agora as precipitações são mais raras, afirma a instituição, a temporada dos ventos fortes no litoral cearense tem o início do seu auge.

Elevação da intensidade dos ventos

Conforme a gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, alguns fatores influenciam a elevação da intensidade dos ventos em agosto.

"O primeiro e mais importante é o deslocamento do sistema de alta pressão atmosférica do Oceano Atlântico Sul em direção ao Nordeste do Brasil; e o segundo, é a própria redução da nebulosidade", diz.

"Nesta época do ano, o Ceará fica no meio do caminho entre a alta pressão do Atlântico Sul e a Zona de Convergência Intertropical, fazendo com que os ventos alísios fiquem mais intensos e constantes", complementa.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados