Fortaleza tem aumento de 23% na média de mortes por Covid-19, diz boletim da SMS

Segundo o informe semanal da Secretaria Municipal de Saúde, a média de casos confirmados atualmente (77,7) é 80% menor que a registrada duas semanas atrás

Escrito por Redação ,
Legenda: Boletim epidemiológico da SMS afirma que médias móveis de casos e óbitos por Covid-19 têm aumentado nas últimas semanas
Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

Nos últimos sete dias, a média de óbitos por Covid-19 em Fortaleza teve um aumento de 23% em relação a registrada 14 dias atrás. Há quatro semanas, o município apresentava um aumento gradual de mortes pela doença, mostrando um cenário de alta nas fatalidades diárias.

De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na fase em que o município se encontra, de baixa mortalidade, qualquer alteração do número de mortes muda a média desproporcionalmente.

A capital cearense registra ainda um crescimento linear (contínuo) tanto na média móvel de casos quanto na média móvel de óbitos por Covid-19 nas últimas semanas.

Veja também

 

A média de casos confirmados atualmente (77,7) é 80% menor a registrada duas semanas atrás, contudo o declínio da média visto agora reflete o retardo na liberação de resultados. No mês de dezembro, por exemplo, a confirmação de novos casos tem sido mais lenta.

Diante desse cenário, os sinais de desaceleração a partir do início deste mês podem estar associados ao retardo na liberação de testes, que permanecem em análise, "não refletindo a real tendência epidemiológica", indica o boletim.

Desde o início da pandemia, Fortaleza já contabilizou 76.879 diagnósticos positivos e 4.123 óbitos pela doença. Em todo o Estado, 322.494 pessoas já receberam o diagnóstico positivo para a enfermidade e 9.903 morreram. As informações são da plataforma IntegraSUS, atualizada na manhã desta sexta-feira (18).

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados