Créditos devem ser transferidos para carteira estudantil de 2020 a partir desta quarta, diz Etufor

Usuários relataram problemas no desbloqueio dos documentos

Escrito por Redação ,
foto
Legenda: Alguns usuários do transporte público relataram que carteira estudantil de 2020 ainda não havia sido desbloqueada nesta terça
Foto: Leábem Monteiro/SVM

Os créditos das carteiras estudantis de 2019 devem ser transferidos para as carteiras de 2020 a partir desta quarta-feira (2), conforme a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). O documento teve validade antecipada em um dia e foi oficialmente ativado nesta segunda-feira (31). 

"Para os alunos que possuem crédito na carteira de 2019, os créditos serão transferidos automaticamente para a carteira de 2020 a partir de amanhã", afirmou nesta terça-feira, Ivanderly Carvalho, chefe da Divisão de Gestão das Carteiras de Estudante da Etufor.

Carteirinhas ainda bloqueadas

Alguns usuários relataram que o documento ainda não foi desbloqueado e tiveram dificuldades de utilizar o transporte na manhã desta terça-feira (1°). 

A estudante Maria Clara da Conceição afirmou que teve que pegar o valor inteira da passagem  nesta manhã, pois seus documentos de 2019 e 2020 estavam bloqueados. "Estou pagando em dinheiro. E teve um motorista que não aceitou mesmo o dinheiro estado trocado", conta. 

Naiane Mendes, analista contábil, percebeu que sua carteira de estudante 2020 também continuava bloqueada nesta manhã. "Tentei usar hoje pela manhã e não funcionou. Disse que estava aguardando liberação". Ela conseguiu passar no ônibus pois tinha um cartão de bilhete-único na bolsa, mas teve prejuízo porque não pagou meia passagem. 

A técnica de enfermagem Roberta Keliane passou pelo transtorno do bloqueio antecipado na manhã de segunda-feira e conta que, nesta terça-feira, percebeu que os ônibus estavam mais lotados. "Tinha muita gente. Quando eu passei, no ônibus do bairro até o terminal, acho que tinha umas 20 pessoas na parte da frente com a carteirinha bloqueada", relata. 

Keliane foi surpreendida com a inativação da carteirinha de 2019 no começo da semana e afirma que se sentiu constrangida. "A sorte é que eu já tinha colocado crédito na de 2020, se não o prejuízo teria sido grande, porque eu pego vários ônibus para chegar no meu trabalho", contou.

A empregada doméstica Alane dos Santos teve problemas ao passar no ônibus com o filho. Os documentos estudantis de 2020 dela e da criança ainda não chegaram e eles não conseguiram embarcar. "Fica chato, a gente fica bem constrangido", conta. 

Na manhã de segunda-feira, muitos usuários do transporte público foram pegos de surpresa com o bloqueio do passe estudantil de 2019, um dia antes do previsto. Anteriormente, a Etufor havia confirmado a validade do documento antigo até o dia 1°

O Diário do Nordeste pediu um posicionamento à Etufor sobre os problemas relatados pelos estudantes nesta terça, mas não recebeu resposta até a publicação desta matéria. 

Solicitação

A solicitação da carteira de estudante de 2020 e o cadastramento biometrico podem ser realizados no site da Prefeitura de Fortaleza. Também pode ser realizado atendimento presencial, agendado no site da Etufor

De acordo com a Etufor, a entrega dos documentos é de responsabilidade das entidades estudantis e a logística de distribuição prevê que as entidades distribuam nas escolas, universidades e faculdades.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados