Carteiras de estudante são bloqueadas antes do previsto em Fortaleza, e beneficiários reclamam

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) havia informado que os passes estudantis de 2020 começariam a valer somente a partir do dia 1º.

Escrito por Redação ,
Legenda: Documento de 2019 teve a validade estendida na capital cearense, mas bloqueio foi antecipado
Foto: Natinho Rodrigues

Na manhã desta segunda-feira (31), muitos usuários do transporte público de Fortaleza foram pegos de surpresa com o bloqueio do passe estudantil de 2019, um dia antes do previsto. Com o impedimento, passageiros precisaram pagar o valor total da passagem em dinheiro para seguir viagem.

Anteriormente, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) confirmou a validade do documento antigo até o dia 1°. Agora, o órgão disse que a validade do novo documento foi antecipado para esta segunda-feira. 

O estudante Matheus Moreira, 20, foi um dos afetados pelo bloqueio antecipado. Ele contou com a ajuda de outros passageiros e com a sorte para continuar o trajeto.

“Uma pessoa estava com vale-transporte e pagou a minha passagem. Para que ela não ficasse no prejuízo dei o dinheiro que tinha no bolso. Eu raramente ando com dinheiro já que coloco crédito na carteira. Hoje, foi o que me salvou”, avalia o estudante, que cursa Música na Universidade Estadual do Ceará (Uece). 

O universitário ainda tentou usar a carteira deste ano mas sem sucesso. “Ela só começa a valer a partir de amanhã”, explica. A alternativa oferecida pelos funcionários do transporte, relembra Matheus, foi seguir até o terminal de integração e pagar a passagem em dinheiro em um dos guichês de atendimento. “Como pagaram para mim, não precisei fazer isso. Mas em compensação, na volta, vou precisar sacar dinheiro porque tudo o que tinha trocado dei para a moça que me ajudou”, ressalta.  

A estudante de direito Caroline Mendes, 32, também precisou recorrer aos outros usuários para chegar ao trabalho. Ela lamenta, contudo, que outros passageiros não tiveram o mesmo apoio. “O pessoal do ônibus com vale estava ajudando quem tinha dinheiro e nessa consegui que alguém pagasse no passe para mim. Mas no ônibus que estava pelo menos umas quatro pessoas desceram porque só estavam com o crédito na carteirinha e não tinham trocado”, relembra. 

Assim como Matheus, Caroline também foi orientada a seguir viagem até o terminal de ônibus. “O motorista me falou ainda que o bloqueio estava acontecendo pela manhã e não era a primeira vez. Ele disse que não recebeu nenhuma orientação da empresa de como ia ser feito”, conta a estudante.

Validade

Em nota, a Etufor comunicou que o bloqueio foi motivado por um problema no sistema validador dos ônibus. Os estudantes prejudicados "serão ressarcidos automaticamente". Quem não receber o valor creditado deve procurar o Sindiônibus. A empresa adiciona que "a partir de hoje, os estudantes devem utilizar a carteira 2020 normalmente".

As carteiras de estudante de 2019 tiveram a validade prorrogada até o dia 31 de agosto de 2020, segundo a Etufor. Os estudantes que possuem o documento de 2019 podem continuar utilizando no transporte público de Fortaleza.

Segundo a Etufor, a nova carteira será desbloqueada automaticamente no dia 1º de setembro e os créditos da carteira antiga serão automaticamente transferidos para a carteira nova. O aluno que não tiver solicitado a carteira de estudante de 2020 e não fez a biometria facial, poderá fazer através do site.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.