Comunicado: Desinformação a vista na campanha

Escrito por Redação ,

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, gravou e divulgou ontem um vídeo em campanha de combate à divulgação de informações falsas. O ministro pediu ao eleitor que não repassem mensagens duvidosas e que não alimentem os discursos de ódio. O vídeo é parte da campanha "Se for fake news, não transmita", que o TSE vem veiculando desde o dia 1º de setembro e tem como porta-voz o biólogo Átila Iamarino.

O objetivo é conscientizar sobre a importância de não repassar informações falsas, com ênfase no impacto negativo desse fenômeno no processo democrático em ano eleitoral. A mobilização social em defesa das garantias democráticas é fundamental para a conscientização da população às vésperas da eleição municipal.

O TSE, no entanto, precisa mostrar no dia a dia, em termos práticos - na rapidez do julgamento de casos denunciados que envolvem o benefício de candidaturas como consequência das propagações de informações falsas -, eficiência em defesa da democracia. Campanha por campanha não é suficiente.

Auxílio remoto

Há quase um mês foi lançada a Dona Dedé, a assistente virtual da Defensoria que serve como cartão de entrada recepcionando a população. Com a ferramenta, o assistido recebe um pré-atendimento, com informações sobre a documentação necessária e as orientações para onde encaminhar. Ao todo, mais de 3.600 solicitações foram feitas na ferramenta, que obteve 92% de satisfação pela avaliação espontânea de usuários do serviço.

Solidariedade

O TRE Solidário está na terceira edição, atendendo às comunidades afetadas pela pandemia da Covid-19. Para esta fase, a campanha do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará arrecadou o total de R$ 23,4 mil, que resultou na confecção de 360 cestas básicas para sete instituições. As entregas estão sendo realizadas neste mês de setembro.

Saúde pública

O Sistema Único de Saúde, reconhecido como uma das maiores iniciativas da saúde pública do mundo, completa 30 anos neste mês de setembro. Criticado em diversas esferas, o SUS é um dos poucos sistemas de saúde no mundo que busca garantir atendimento universal para quem não tem condições financeiras de custear a saúde. É preciso defendê-lo.

Atendimento

A OAB Ceará realizou 7.037 atendimentos online à população no mês de agosto. Desde março de 2020, com o início das atividades remotas em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), foram somadas mais de 40 mil atendimentos prestados.

Indústria

Abertas as inscrições para o edital de fomento ao desenvolvimento de negócios para a indústria. A iniciativa é da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) que tem o objetivo de impulsionar a inovação na indústria e promover o desenvolvimento do setor.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados