Celebrações presenciais em igrejas do Ceará poderão ocorrer até as 17h aos fins de semana
Novas regras passam a valer somente a partir da próxima segunda-feira (3)
O novo decreto que definiu as medidas de isolamento social flexibilizou ainda mais a reabertura de templos religiosos no Ceará. Pela nova regra, que entrará em vigor só a partir desta segunda-feira (3), as instituições podem retomar as celebrações presenciais aos sábados e domingos até as 17 horas.
A abertura das igrejas deve ser limitada a 25% do público. As instituições deverão cumprir as normas estabelecidas em protocolos sanitários.
Apesar da liberação, o texto recomenda que as celebrações permaneçam sendo realizadas exclusivamente de forma remota.
Veja também
No decreto anterior, os templos podiam receber até 10% da sua capacidade. De segunda a sexta-feiras, continua a permissão para celebrações religiosas até as 20 horas.
O toque de recolher estipulado durante a semana é das 20h às 5h. Aos sábados e domingos, começa às 19 horas. O novo decreto vale a partir de segunda (3) — portanto, o lockdown permanece neste fim de semanda (1º e 2 de maio).
Arquidiocese de Fortaleza
A Arquidiocese de Fortaleza informou que durante a semana as atividades presenciais podem acontecer, cumprindo os protocolos sanitários e com 25% da capacidade do espaço celebrativo, respeitando os horários do toque de recolher.
Igualmente, no sábado e no domingo, as celebrações podem ser realizadas, com a capacidade de 25% do espaço celebrativo, em horários convenientes, de tal forma que seja possível aos fiéis retornarem às suas residências, sem ferir o horário do toque de recolher estabelecido.
"No entanto, deve-se considerar a situação local e as determinações próprias em cada município. Neste mês dedicado à Virgem Maria nos unimos ao Santo Padre e toda a Igreja na maratona de orações pelo fim da Pandemia", explica a nota.
Que horas podem ocorrer os cultos, missas e celebrações religiosas
- De segunda a sexta-feira: até as 20 horas
- Aos sábados e domingos: até as 17 horas
Cultos retomam no próximo fim de semana
O Pastor Sandro Fiúza, da comunidade evangélica Verdadeiros Adoradores e também representante da religião no Comitê Covid-19 do Governo do Estado, disse que as igrejas vão reabrir nos fins de semana, cumprindo as medidas de segurança.
“A Igreja ajudará muito a que as pessoas possam retornar às suas rotinas; Se há segurança e responsabilidade, vamos voltar com toda certeza. E, na medida que as coisas forem melhorando, vamos aumentando a capacidade”, avaliou.
Arquidiocese de Fortaleza ainda não informou se ocorrerá mudanças para as missas em templos da Igreja Católica Apostólica.
O que mudou para os sábados e domingos com novo decreto
- Além das igrejas poderem reabrir, o comércio de rua e restaurantes poderão retomar as atividades nos fins de semana, das 10h às 15h.
- Os shoppings abrirão das 12h às 17h, incluindo praça de alimentação.
- O toque de recolher começar às 19h nos fins de semana.
REGRAS EM VIGOR A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA (3 DE MAIO):
-
O Ceará continua em isolamento social, com toque de recolher de segunda a sexta-feira das 20h às 5h;
-
Atendimento presencial liberado para café da manhã a partir de 6h em padarias, supermercados e congêneres, valendo também no fim de semana;
-
Comércio de ruas e serviços, como restaurantes e barracas de praia, funcionam das 10h às 16h. Aos fins de semana, o funcionamento será das 10h às 15h;
-
Shoppings, incluindo praça de alimentação, funcionam das 12h às 18h. Aos fins de semana, abrem das 12 às 17h;
-
Toque de recolher, aos fins de semana, das 19h às 5h;
-
Construção civil pode iniciar as atividades a partir das 7h;
-
Atividades físicas individuais podem ser realizadas em espaços públicos e abertos;
-
Aulas presenciais nas escolas estão permitidas até o 9º ano do ensino fundamental;
-
Academias de ginástica podem funcionar das 6h às 18h;
-
Igrejas e templos podem funcionar com 25% da capacidade, inclusive nos fins de semana.