Ceará tem recorde de registro de novos óbitos por Covid-19; são 316 em pouco mais de 24 horas

Número de mortes provocadas pela doença é o maior da série histórica desde o início da pandemia

Escrito por Redação ,
Legenda: Na mesma atualização do IntegraSUS, o Estado do Ceará também trouxe o acréscimo de 4.179 novos casos
Foto: Helene Santos

Um dia após ter iniciado o processo de flexibilização do distanciamento social, o Ceará registrou, pela primeira vez, mais de 300 óbitos em um intervalo de 29 horas. Entre as 14h53 de segunda-feira (1º) e as 19h27 desta terça-feira (2), conforme a plataforma digital IntegraSUS, gerenciada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), foram 316 mortes confirmadas que entraram no sistema. Nem todas as mortes foram registradas nas últimas 24h. Nesse número, porém, há registro de óbitos de dias anteriores que só foram confirmados agora.

Normalmente, a Sesa atualiza os últimos dados da plataforma às 17h. Contudo, na segunda-feira (1º), a última atualização foi às 14h53; nesta terça-feira, o horário também não seguiu o padrão e foi adiado para 19h27. Além disso, a aba "óbitos por Covid que entraram na plataforma nas últimas 24 horas", que tinha no IntegraSUS, foi retirada durante a tarde.

 

Do total de registros adicionados, 17 aconteceram nas últimas 29 horas - o que engloba pessoas que já haviam testado positivo para a Covid-19 anteriormente, mas cujo quadro clínico evoluiu para óbito neste intervalo de tempo. Ao todo, o número falecimentos em razão da doença no Ceará, desde o início da pandemia, subiu de 3.188 para 3.504

O número de registros de casos fatais desta terça-feira (2) é maior até do que foi contabilizado em 21 de maio, no qual foram adicionadas ao sistema 261 mortes pela nova infecção viral. Naquele momento, o governador do Ceará, Camilo Santana, e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, haviam acabado de renovar o decreto de isolamento social rígido, o "lockdown"

Além disso, o número de óbitos suspeitos provocados pela doença continuam altos: ainda são 800 pessoas falecidas que não tiveram resultados de exames confirmados ou descartados para a virose. Por outro lado, já são 35.623 casos recuperados, dos quais 32.194 são considerados "com cura" e 3.429 "com alta".

Casos confirmados

Na mesma atualização do IntegraSUS, o Estado do Ceará também trouxe o acréscimo de 4.179 novos casos confirmados da Covid-19 em um intervalo de 29 horas. Assim, o número total de testagens positivas saiu de 50.504 para 54.683

Fortaleza continua como o epicentro da doença no Estado, com o maior número de confirmações e mortes, sendo, respectivamente, 25.344 e 2.277. Sobral, Caucaia, Maracanaú e Itapipoca completam a lista dos cinco municípios mais atingidos do Ceará.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados
Assuntos Relacionados