Ceará receberá mais 129.700 doses de vacinas contra a Covid-19 nesta semana

Do total repassado, 80.500 serão do imunizante de Oxford/AstraZeneca e 49.200 da CoronaVac

Escrito por Redação , metro@svm.com.br
vacina covid
Legenda: Idosos e profissionais de saúde continuarão sendo público-alvo da campanha de vacinação
Foto: Camila Lima

O Ceará receberá nesta semana mais 129.700 doses de vacinas contra a Covid-19. Serão 80.500 doses do imunizante de Oxford/AstraZeneca e outras 49.200 da CoronaVac/Butantan. A informação foi repassada pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) na manhã desta quarta-feira (24). 

"Devem chegar no mais tardar até sexta-feira (26). Estamos esperando a confirmação da data e da hora do envio para que as prefeituras que são responsáveis pela execução da vacinação possam aplicar essa vacina em tempo hábil", citou Dr. Cabeto, titular da Pasta. 

Todo o volume do imunobiológico de Oxford/AstraZeneca e 50% da CoronaVac serão usados para aplicação da primeira dose do público-alvo. Os demais 50% ficarão guardados para segunda dose.

Profissionais de saúde e idosos acima de 75 anos continuarão a ser imunizados com os lotes previstos para o Ceará. 

Conclusão da primeira fase

Em Fortaleza, 40 mil pessoas do grupo prioritário, sendo 20 mil idosos e outros 20 mil trabalhadores na linha de frente da Covid-19, aguardam pela vacina. Com as novas doses, Dr. Cabeto admite "ter a impressão de que toda a primeira fase [do Plano de Vacinação] vai ser completada".

Após a finalização desta etapa e a chegada de mais vacinas, o Estado dará início à imunização de pessoas entre 60 e 75 anos, mas a data para execução do cronograma ainda é incerta. 

Até essa terça-feira (23), a Pasta calcula ter aplicado 318.726 doses no Ceará, sendo 264.251 na primeira dose (94,1% do quantitativo de doses distribuídas foram aplicadas) e 54.475 receberam a segunda dose.

Em publicação nas redes sociais, nesta quarta-feira (24), o governador Camilo Santana citou a quantidade de doses ofertadas ao Ceará, e voltou a reforçar a importância da continuidade da vacinação. "A forma mais eficaz de conter a multiplicação desses casos", considera. 

Lotes já entregues

A primeira remessa de vacinas entregue ao Ceará, com 218 mil doses de CoronaVac, chegou no dia 18 de janeiro em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

No dia 23 de janeiro, o segundo lote desembarcou com 72.500 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca, após a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) concluir a análise de segurança do imunizante. 

O terceiro carregamento foi enviado no dia 25 de janeiro, com 33.200 doses da CoronaVac

Já no último dia 6 de fevereiro, outras 115 mil doses da CoronaVac chegaram ao Estado.

Assuntos Relacionados