Venezuelanos passam por acolhimento com música em abrigo na Barra do Ceará

Estrangeiros mostram contentamento com acomodações, segundo coordenação do Centro

Depois do tormento, algum alívio. Os 29 venezuelanos que estavam vivendo em condições sub-humanas no Centro de Fortaleza, depois de virem de Belém do Pará, já estão instalados num abrigo da Prefeitura de Fortaleza. No Centro-Dia para o idoso, eles estão acomodados com mais conforto, recebem alimentação e passaram por atividade de integração com música, na manhã desta quinta-feira (23).

Segundo a coordenadora do Centro-Dia, Viviane Mayves, a ideia do encontro lúdico é acolher os novos moradores e apresentá-los aos idosos, “já que eles vão passar um tempo aqui”. Crianças e adultos venezuelanos manipularam os instrumentos musicais e sorriram ao produzirem sons.

Além de professores de música, o abrigo conta com terapeuta ocupacional, psicóloga, assistente social, professores de dança e educação física. Em breve, os adultos devem ser integrados às atividades do Centro e convidados a colaborar com alguns trabalhos, como os cuidados com a horta. “Até pra não ficar ninguém ocioso e fazer algo positivo”, explica Viviane.

Já as crianças devem ser encaminhadas para alguma unidade de ensino nas proximidades. Elas e as mulheres gestantes também serão levadas a postos de saúde para receberem cuidados. Todos receberão quatro refeições fornecidas pela Prefeitura. Na última quarta, os venezuelanos chegaram ao Centro-Dia e foram acomodados, por família, em quartos no primeiro andar. Eles também receberam lençóis e ventiladores.

“A gente sentiu, desde o primeiro momento, a felicidade que eles estavam tendo em ter um lugar seguro e estarem sendo acolhidos de forma digna. Não teria melhor local que o Centro-Dia, que é amor ao próximo e à vida. Estamos muito felizes em ajudar”, completa Viviane Mayves.