A Prefeitura de Fortaleza está agendando a segunda dose da vacina contra Covid-19 da AstraZeneca antes do intervalo máximo, que é de noventa dias após a primeira dose. O reforço do imunizante pode ser feito de quatro a doze semanas após a primeira aplicação. A antecipação foi informada pelo coordenador da Rede de Atenção Primária e Psicossocial, Erlemus Soares, em transmissão nas redes sociais, nesta quarta-feira (30).
A data escrita a lápis pelos profissionais de saúde no cartão de vacinação é o intervalo máximo, de 90 dias após a primeira dose, e não o dia de agendamento. Dessa forma, o coordenador ressalta que é necessário estar atento às listas de vacinação para verificar se a dose de reforço foi antecipada.
A lista para a aplicação da segunda dose de sexta-feira (2) já foi publicada. Também há agendamento para esta quarta-feira (30).
Veja lista de agendados para a D2 da AstraZeneca nesta quarta-feira (30)
Veja a lista de agendados para segunda dose na sexta-feira (2)
Para pessoas acamadas, que recebem a vacinação a domicílio, a antecipação é de pelo menos trinta dias, segundo Erlemus.
"Então se você receber a visita das equipes domiciliares, importante você deixar a equipe adentrar ao seu domicílio. A gente tem antecipado pelo menos com trinta dias a vacina D2 de AstraZeneca aos acamados", afirmou Soares.
A segunda dose é fundamental para garantir a proteção contra a Covid-19. Caso o prazo para a segunda aplicação da AstraZeneca já tenha passado, e a pessoa não tenha sido agendada, a Prefeitura recomenda procurar qualquer um dos pontos de vacinação para receber o reforço.
Devido a um problema técnico, a Prefeitura de Fortaleza não está informando os dados de agendamento pelo WhatsApp. Assim, é necessário verificar nas listas publicadas no site. Também é possível verificar individualmente se há agendamento no portal Vacine Já.
Veja como consultar agendamento individual:
1. Acesse o site Vacine Já
2. Insira CPF e data de nascimento
3. Preencha o código da sequência de imagem
4. Confira o cadastro
Os nomes dos agendados também estão disponíveis em listas, divulgadas no site da Prefeitura. Para ser agendado, é necessário ter cadastro regularizado no Saúde Digital, plataforma do Governo do Ceará.