Amigo secreto agora é virtual

Interatividade e praticidade estão entre os principais motivos para a nova maneira de se fazer a brincadeira

A tradicional brincadeira das festas de fim de ano, o amigo secreto, agora também pode ser feita virtualmente. Isso facilita a vida das pessoas que hoje costumeiramente têm uma rotina de trabalho corrida e cansativa e não podem marcar encontro para tirar os "papeizinhos" do sorteio. Assim, sites estão disponibilizando a brincadeira.

O amigosecreto.com.br, que existe desde 2002, já recebeu, até o momento, mais de um milhão de usuários. Mais de 100 mil grupos já foram formados e cinco milhões de mensagens foram postadas e trocadas. No Ceará, são 17.116 usuários. E o número de adeptos aumenta a cada dia.

Para participar, basta se cadastrar no site, criar um grupo ou entrar em algum já existente. Depois, a pessoa que criou o grupo, o chamado moderador, passa a convidar os conhecidos a entrarem no amigo secreto. Todos podem trocar mensagens, anônimas ou não, e escrever no mural de recados.

Na página é possível definir o valor dos presentes, local e data da confraternização. Existe ainda a possibilidade de cada participante montar sua lista de presentes que gostaria de ganhar.

O grupo define a data do sorteio e o site realiza no dia marcado, de maneira automática, e avisa a cada participante o seu amigo secreto.

A analista de comércio exterior, Fernanda Brasil, criou um grupo e convidou amigos. Ela explica que a brincadeira feita pelas vias tradicionais é mais complicada porque as pessoas não têm tempo de marcar um dia para que todos peguem seus papéis do sorteio. "Ainda tem o risco de tirar você mesmo e aí a coisa complica mais ainda".

Fernanda conta que achou o amigo secreto virtual interessante por conta, além de outras coisas, da interatividade. "Temos opções de conversar com as pessoas, trocar mensagens e até comprar o presente pela internet e mandar entregar, caso não seja possível marcar um encontro", revela.

Porém, a analista diz que, dessa forma, a brincadeira não fica tão interessante. "O melhor mesmo é confraternizar com os amigos, ainda mais porque alguns moram fora", conta.

A publicitária Giorgia Canani também criou um grupo de amigo secreto virtual composto por 17 pessoas. Ela conta que a ideia veio da necessidade de fazer a brincadeira com as amigas virtuais da Ishtar, lista de mães, grávidas ou mulheres de várias partes do Brasil que querem ter um filho por um parto o mais natural possível.

"Com o amigo secreto a gente acaba se aproximando mais. Durante a brincadeira podemos trocar mensagens anônimas com quem tiramos e com quem nos tirou e isso vai nos aproximando. Descobrimos coisas sobre as outras e fica sempre aquela expectativa de quem será que nos tirou", destaca Giorgia.

A publicitária revela que na brincadeira do ano passado tirou uma pessoa do Rio de Janeiro que nunca tinha conversado. "Só a via falar no grupo, mas durante nossas trocas de mensagens anônimas nos aproximamos e vimos que temos muito mais em comum do que a busca pelo parto normal e somos amigas até hoje". Giorgia conta que, embora não aconteça sempre, seria legal poder reunir todas as mulheres em um ambiente.

LINA MOSCOSO
REPÓRTER