3.300 pessoas serão testadas na 4ª fase de pesquisa sobre anticorpos da Covid-19 em Fortaleza

Pesquisadores percorrerão 112 bairros da Capital realizando exames e entrevistando a população.

Escrito por Redação ,
Legenda: Pesquisadores estarão identificados com crachá e equipamentos de proteção.
Foto: José Leomar

A quarta fase da pesquisa de soroprevalência da Covid-19 em Fortaleza, realizada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), ocorrerá entre de 3 a 13 de novembro e deve testar 3.300 habitantes de 112 bairros da Capital. O objetivo do levantamento é conhecer a circulação viral nas diferentes regiões de Fortaleza, quantas pessoas já desenvolveram anticorpos contra a Covid-19 e estimar estimar quantas ainda estão vulneráveis.

Na ação, serão realizados exames de swab (cotonete) nasal, considerado “padrão ouro” para detecção da doença, e a coleta de sangue venoso, que também ajudará a detectar a presença de anticorpos para a Covid-19. As três primeiras fases ocorreram em junho, julho e setembro, esta última com estudantes matriculados na rede pública e privada da Capital.

No primeiro achado, com a mesma amostra, 14,2% dos participantes testaram positivo para anticorpos. À época, o estudo estimou que mais de 370 mil fortalezenses desenvolveram defesa contra a Covid-19. 

A nova pesquisa será realizada pela Sesa em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Instituto Opnus. Todas as amostras coletadas serão analisadas pelo centro de testagem da Fiocruz no Eusébio.

Além de coletar material biológico, os pesquisadores aplicarão um questionário com informações sobre sexo, idade, escolaridade, condições de saúde e possíveis sintomas recentes. Conforme a Secretaria, os pesquisadores portarão crachá de identificação e utilizarão diversos equipamentos de segurança, como touca, avental, óculos, máscara e luvas.

Até a última atualização da plataforma IntegraSUS, monitorada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), às 10h07 desta sexta-feira (30), o Ceará registrou 273.552 casos confirmados de Covid-19 e 9.337 mortes em decorrência da doença. Dentre os óbitos, um ocorreu nas últimas 24 horas no Estado.

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados