120 escolas privadas em Fortaleza organizam retorno presencial pela primeira vez após quarentena

Unidades ofertam exclusivamente séries do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. A projeção é do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe-CE)

Escrito por Redação , metro@svm.com.br
Aluno organiza mochila
Legenda: Após ampliação do Governo do Estado, turmas de 1°, 2° e 9° ano do ensino fundamental, além da 3a série do ensino médio, voltam parcialmente para rotina presencial.
Foto: Kilvia Muniz

Com a permissão para que novas séries retornem para sala de aula a partir desta quinta-feira (1°) na macrorregião de Fortaleza, 120 escolas da rede privada da Capital, que têm em seu efetivo apenas turmas do ensino básico e ensino médio, se preparam para as aulas presenciais. É o que indica o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe-CE). 

 

Andrea Nogueira, atual presidente do Sinepe, aponta que essa nova leva é uma adição às unidades com turmas de ensino infantil, que já estão com regime presencial há quase um mês. “Ao todo, 150 escolas já realizaram testagem dos professores e devem voltar ainda nesta semana. Dessas, 30 já estavam parcialmente em regime presencial porque tinham em suas unidades turmas de ensino infantil. As outras 120, que ofertam exclusivamente séries do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio, retornam agora pela primeira vez depois da quarentena”, ressalta. 

O decreto estadual N° 33.742, publicado pelo Governador Camilo Santana (PT) no último dia 20, permite que as séries 1°, 2° e 9° ano do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio, além da educação profissionalizante, voltem parcialmente para atividades presenciais nos 44 municípios da macrorregião de saúde de Fortaleza.

Existe, contudo, uma determinação para que somente 35% das turmas retornem para a sala de aula. A limitação de público faz parte do protocolo sanitário de retorno seguro e é obrigatório para as unidades que pretendem retornar a partir do dia 1°.

Mortes por Covid-19 em Fortaleza

Testagem

Além da diminuição da turma, outra determinação para a retomada sanitária é a testagem de profissionais para Covid-19. Segundo Andréa Nogueira, os exames para o novo coronavírus (Sars-Cov-2) acontecem desde agosto nas redes privadas. As testagens foram divididas em etapas, com a primeira fase examinando 5.913 profissionais, segundo estimativa do Sindicato. 

Por conta da experiência anterior, com o ensino infantil, Nogueira vê com otimismo a chegada das novas turmas. “Estamos confiantes nesse retorno porque já conseguimos um sucesso com o ensino infantil, que voltou mês passado. Estamos conseguindo, com as adaptações, oferecer o ensino presencial com segurança. Devemos continuar seguindo as determinações sanitárias para que essa retomada seja segura”, projeta a presidente.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.