Fortaleza vence Coritiba de virada e deixa o Z-4; veja como foi o jogo

Tricolor bateu o Coxa por 3 a 1 no Castelão e subiu para a 14ª posição na Séria A

Legenda: Leão dominou a partida e abriu três pontos de vantagem da zona da degola
Foto: Thiado Gadelha

O Fortaleza venceu o Coritiba por 3 a 1 de virada nesta quinta-feira (4), no Castelão, pela 34ª rodada da Série A do Brasileirão. Os gols foram marcados por Ricardo Oliveira (1ºT, 26') pelo Coxa e, pelo Leão, Nathan Silva, contra (1ºT, 42'), David (1ºT, 43') e por Wellington Paulista (2ºT, 38'). O resultado deixa o Tricolor na 14ª posição na tabela, com 38 pontos, três de vantagem para o Z-4.

O jogo

O Fortaleza controlou boa parte da etapa inicial. Logo aos cinco minutos, Osvaldo deixou David na cara do gol e o goleiro Wilson defendeu fraco chute do atacante.

Ainda sem Enderson, o time tricolor teve o comando de Luis Fernando Flores, enquanto Léo Porto retornou para a posição de auxiliar. 

Sem inspiração, as duas equipes tinham dificuldade na fase de criação e pouco chegavam à meta oponente. Aos 21 minutos, Osvaldo sentiu desconforto na coxa e foi substituído por Igor Torres, que passou a ocupar o lado direito do 4-3-3 tricolor, deslocando David para a esquerda.

Legenda: David participou dos dois gols da virada
Foto: Thiado Gadelha

O camisa 77 perdeu boa oportunidade aos 26 com passe de Gabriel Dias na área, mas bateu mal, facilitando a intervenção de Wilson.

A reação do Coxa foi rápida: no mesmo minuto, com passe de Hugo Moura entre os zagueiros, Ricardo Oliveira tocou na saída de Felipe Alves para balançar as redes. Quintero ainda tentou voltar para deixar o atacante impedido, mas, com revisão do VAR, o tento dos visitantes foi marcado.

O Leão do Pici retomou a posse e tentou partir para o ataque, com outra chance clara desperdiçada por David em mais uma defesa de Wilson aos 34 minutos.

Porém, aos 42, o camisa 17 iniciou sua "redenção": em cruzamento pela esquerda da área, a bola desviou no zagueiro Nathan Silva, morrendo no fundo das redes.

O empate desestabilizou o Coritiba, que levou a virada no minuto seguinte. Luiz Henrique deu passe pelo alto e achou David na esquerda da área. O atleta tocou na saída de Wilson e garantiu a vantagem no marcador, compensando as oportunidades perdidas.

Legenda: Luiz Henrique fez apenas sua 2ª partida como titular na Série A
Foto: Thiado Gadelha

2º tempo

O comportamento tricolor se manteve na 2ª etapa, mas sem o mesmo ímpeto ofensivo. Administrando a posse no campo de ataque, o Leão quase não levou perigo.

Flores lançou Carlinhos para fechar o lado esquerdo no lugar de David e ganhou mais combates no meio, impedido contragolpes do Coxa.

As entradas de Tinga, Vázquez e Wanderson garantiram a firmeza defensiva. O lateral-direito, inclusive, foi importante para sacramentar a vitória: Juninho cruzou para a área aos 38, Paulão resvalou e o camisa 2 cabeceou. Na sobra, Wellington Paulista tocou de letra para fechar o marcador.

Legenda: Igor Torres cresceu na 2ª etapa pelo lado direito do ataque
Foto: Thiado Gadelha

Nos acréscimos, Torres finalizou no meio da área e o zagueiro Rhodolfo interceptou com o braço, sendo expulso pelo 2º amarelo. Pênalti confirmado pelo árbitro após revisão no VAR. W. Paulista cobrou no canto esquerdo e Wilson defendeu.

Entretanto, o arqueiro se antecipou na defesa, recebendo o 2º amarelo e foi também expulso. O meia Sarrafiore assumiu a meta do Coxa e, de novo, W. Paulista bateu fraco, no centro, com o jogador de linha defendendo, assegurando o 3 a 1.

O próximo adversário do Fortaleza é outro confronto direto, contra o Vasco, na quarta-feira (10), às 19h15, também no Castelão.

Quero receber conteúdos exclusivos de esporte