Fortaleza busca expansão para novos esportes como natação e corrida de rua; veja modalidades

O clube traçou planejamento para maior aproximação com o torcedor em 2024

Legenda: O Fortaleza busca uma maior aproximação com a torcida tricolor ao longo de 2024
Foto: Leonardo Moreira / Fortaleza

O Fortaleza Esporte Clube traçou um novo planejamento de aproximação com o torcedor. Através do presidente Alex Santiago, a instituição montou uma estratégia para difundir mais modalidades e criar um calendário ao longo de 2024 com atividades voltadas para o esporte, além de estímulo à saúde.

Internamente, a gestão definiu dois pilares: alto rendimento (investimento em modalidades como basquete, futsal e futebol americano para colher resultados esportivos) e interação com o torcedor (experiências mais recreativas através dos eSports, da natação, corrida, beach tennis e handebol).

Atleta do Fortaleza em ação pelo futsal
Legenda: O Fortaleza retomou o investimento no futsal em 2024
Foto: João Moura / Fortaleza

Nos últimos meses, a diretoria executiva mapeou atividades realizadas na Capital e buscou projetos para difundir a marca do clube com a prática esportiva para além do futebol, hoje gerenciado pela Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Deste modo, nos próximos meses, uma série de dinâmicas voltadas para a torcida será divulgada em diversos pontos da cidade.

“Vamos lançar uma série de situações abertas ao público que queira praticar esporte junto do clube. Terá o lançamento de uma etapa de corrida de rua do Fortaleza, com trechos simbólicos, como etapa Pici, PV, Castelão e Praia de Iracema. Teremos escolinhas de natação do Fortaleza, com equipes de natação e polo aquático. Quero muito fazer também a Taça Leão Social para comunidades com futsal e o handebol, além de organizar também um campeonato de Beach Tennis e esportes eletrônicos, onde podemos fazer um campeonato com duplas entre atletas e torcedores, fazer uma competição, não só no game Fifa (EA FC)”, explicou o presidente Alex Santiago ao podcast FortalezaCast.

Assim, a instituição trabalha em prol da expansão da experiência do torcedor. Atualmente, o Fortaleza Esporte Clube abrange 19 modalidades no âmbito esportivo: futebol (masculino e feminino), futebol americano, handebol (masculino e feminino), futsal, karatê tradicional, karatê, natação paralímpica, natação em águas abertas, skate street, rally, basquete em cadeiras de rodas, basquete, vôlei feminino, vôlei de praia, hóquei sobre patins, ciclismo, surfe, power soccer e EFootball (eSports).

No cenário de maior performance, a instituição mantém os recursos do Fortaleza Basquete Cearense, que está no top-10 do Novo Basquete Brasil (NBB) com um elenco com destaques internacionais, o Fortaleza Tritões, que é atual vice-campeão da Conferência Nordeste do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano (Liga BFA), além do Fortaleza Futsal, que foi o projeto retomado em 2024, com foco na disputa do Campeonato Brasileiro e que já promoveu a contratação de diversas estrelas da modalidade nacional como o ala cearense Valdin, multicampeão pela Seleção Brasileira.