Delegação do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio bate recorde no exterior com 301 atletas

O país conseguiu vaga em 35 modalidades do evento e conta com 18 campeões olímpicos na equipe

Legenda: Bruninho é um dos principais atletas do vôlei brasileiro e destaque da seleção
Foto: AFP

A 10 dias da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) já está com a operação Tóquio a todo vapor. Com equipes espalhadas por oito bases exclusivas, o Time Brasil terá uma delegação recorde no Japão: 301 atletas, em 35 modalidades, maiores números da história do país em uma edição realizada no exterior, e 18 substitutos.

Em Tóquio, o Time Brasil contará com a participação de 31 medalhistas olímpicos, sendo 18 campeões: Arthur Zanetti (ginástica artística); Thiago Braz (atletismo); Rodrigo Pessoa (hipismo saltos); Kahena Kunze, Martine Grael e Robert Scheidt (vela); Bruninho, Douglas Souza, Fernanda Garay, Lucão, Lucarelli, Maurício Borges, Maurício Souza, Natália, Tandara e Wallace (vôlei); e Alison e Bruno Schmidt (vôlei de praia).

Veja também

"Planejamos os Jogos de Tóquio durante anos. O fuso horário e os hábitos alimentares eram um grande desafio, mas sequer imaginávamos que teríamos um desafio ainda maior com a pandemia. É importante ter os atletas em sua melhor performance possível, mas tê-los seguros é essencial", afirmou Marco La Porta, vice-presidente do COB e Chefe de Missão em Tóquio.

A equipe brasileira será composta por 161 homens (53,5%) e 140 mulheres (46,5%). Nesta contagem não estão incluídos os 18 atletas "alternates", denominação do Comitê Olímpico Internacional (COI) para eventuais substitutos em modalidades específicas - para o Brasil são no handebol, futebol, tênis de mesa, atletismo e hipismo. Já 174 atletas farão a sua estreia no evento.

Presença em Tóquio

Ao todo, 79 atletas já se encontram em solo japonês até esta terça-feira (13). São integrantes da canoagem slalom, vela, judô, rúgbi, boxe, vôlei de praia, natação, tênis de mesa e handebol masculino. Nos próximos dois dias está prevista a chegada de outros 50 atletas: handebol feminino, vôlei, tae kwon do, hipismo adestramento e judô.

A data ficou marcada também pela abertura da Vila Olímpica. Oficiais do Time Brasil já estão no local cuidando dos detalhes antes da chegada dos brasileiros. João Victor Oliva, do hipismo adestramento, será o primeiro a conhecer o local, nesta quinta-feira (15). Já a canoísta Ana Sátila foi a primeira a desembarcar no Japão, há uma semana.