COI projeta vacinação contra Covid-19 de 75% da Vila Olímpica antes dos Jogos de Tóquio

O evento está organizado entre 23 de julho e 8 de agosto

Legenda: O Japão registrou aumento de casos do novo coronavírus na reta final de 2020
Foto: Fabrice Coffrini / AFP

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o alemão Thomas Bach, assegurou nesta quarta-feira (19) que pelo menos 75% das pessoas que ficarão na Vila Olímpica dos Jogos de Tóquio estarão vacinados contra a Covid-19 ou planeja fazer isso antes do início do evento esportivo no Japão.

"Temos motivos para acreditar que essa percentagem vai subir além de 80%", acrescentou o presidente do COI em reunião com Comitê Organizador do evento, que será disputada entre 23 de julho e 8 de agosto.

Segundo Thomas Bach, o COI está pronto para fornecer pessoal médico adicional para os Jogos Olímpicos, já que muitos japoneses temem que o evento esportivo coloque mais pressão sobre o sistema de saúde do país.

Veja também

Pandemia no Japão

A pouco mais de dois meses da cerimônia de abertura, Tóquio e outras cidades japonesas continuam em estado de emergência até o próximo dia 31. A maioria dos residentes quer que o evento seja novamente adiado ou cancelado definitivamente.

O Japão está passando por uma nova onda de infecções pelo novo coronavírus e as autoridades estão sendo fortemente criticadas pela lentidão da campanha nacional de vacinação. "Precisamos nos concentrar em tornar estes Jogos Olímpicos seguros e protegidos porque a cerimônia de abertura está a apenas 65 dias", completou Thomas Bach.