Ceará 'dorme' no G-8 da Série A após derrota do Santos

Vozão está entre os oito após vencer o Palmeiras, e agora seca o Corinthians nesta segunda-feira diante do Bragantino para encerrar a 32ª rodada na colocação que pode dar uma vaga na Libertadores

Legenda: O Ceará venceu o Palmeiras por 2 a 1 no Castelão e assumiu a 8ª colocação da Série A
Foto: KID JUNIOR

Ceará "dormirá" na 8ª colocação da Série A do Brasileiro após a vitória diante do Palmeiras por 2 a 1 no Castelão. Isso porque, o Vozão chegou aos 45 pontos, ultrapassando Santos e Corinthians provisoriamente, mas o Peixe acabou derrotado por 4 a 3 para o Goiás na Vila Belmiro, continuando abaixo do Vovô na tabela.

Legenda: O Santos foi surpreendido pelo Goiás na Vila por 4 a 3 e vem caindo na tabela, agora em 10º
Foto: Ivan Storti / Santos FC

Agora, para se manter na 8ª colocação ao fim da 32ª rodada, o Vovô precisará "secar" o Corinthians, que joga amanhã diante do Bragantino, às 20 horas, em Itaquera. 

Panorama

Em 8º na tabela, o Ceará está na posição que pode lhe dar a inédita vaga na Libertadores de 2021. Mas para isso, os desfechos de Copa do Brasil de 2020, Libertadores de 2020 e colocações finais da Série A dos envolvidos farão a diferença. Três times brasileiros estão envolvidos nas decisões das Copas: Palmeiras (hoje o 5º na Série A) x Grêmio (6º) no caso da Copa do Brasil, e Palmeiras x Santos (10º), no caso da Libertadores.

Caso os vencedores estejam acima do 8º lugar ao fim da Série A, estar no G8 será suficiente para uma vaga. Mas se o Santos for campeão da Libertadores e terminar em 10º por exemplo, na sua colocação atual, só uma 7ª colocação, ou G-7, dará vaga na Libertadores. Assim, neste cenário, o Vovô teria que ultrapassar o Fluminense na tabela, hoje o 7º colocado com 48 pontos.

Para resumir, hoje a torcida do Ceará precisará torcer para que o Palmeiras vença a Libertadores diante do Santos para garantir uma vaga na Libertadores via G-8, já que na Copa do Brasil, é praticamente garantido que Palmeiras ou Grêmio se mantenham nas posições atuais seja quem a vença. 

Veja também