No reencontro de Ceni, Fortaleza perde por 2 a 1 para o São Paulo, no Pacaembu

Equipe cearense esboçou reação na 2ª etapa, mas foi dominada pelo estilo de pressão constante do time de Fernando Diniz

No 1º confronto de Rogério Ceni contra o São Paulo como técnico no Pacaembu, o Fortaleza perdeu por 2 a 1 com gol de Wellington Paulista, enquanto Pablo e Igor Gomes deram a vitória na estreia de Fernando Diniz. Com o resultado, o Leão do Pici pode ficar na beira do Z-4 neste domingo (6) caso Ceará e Fluminense vençam

O jogo

Em um 1º tempo muito movimentado, o São Paulo começou com uma pressão característica dos times de Fernando Diniz. O técnico cobrava muito o movimento de perde/pressiona nos treinos durante a semana e o resultado foi visto durante os minutos iniciais no Pacaembu. O Fortaleza não conseguia trocar passes no campo ofensivo, sempre com, no mínimo, dois adversários em cima do homem com a bola.

O 4-1-4-1 de Diniz tinha Antony e Juanfran explorando muito o lado direito, onde Daniel Alves ajudava na construção enquanto Osvaldo tentava cobrir o corredor ao lado de Carlinhos. Com passes rápidos e curtos, o Tricolor paulista tinha o domínio absoluto da partida.

Ceni não conseguia apostar nos contra-ataques pelo pouco espaço cedido à sua equipe, tendo em Edinho o principal desafogo. No 4-4-2, André Luis pouco ajudou pelo meio ao lado de Wellington Paulista, que tem em Osvaldo uma dupla mais ágil no setor. 

Aos 14 minutos, Dani Alves cobrou falta pela esquerda e lançou para a área. Pablo, mal marcado por Jackson, não precisou nem pular para cabecear no segundo poste, abrindo o placar.

Aos 25, vespas paralisaram o jogo, aglomeradas na bandeira de escanteio. Assim como ocorreu no Castelão contra o Internacional, o Fortaleza aproveitou a pausa para arrumar a equipe e buscar mais paciência na fase de criação. 

Em uma das poucas chegadas à área do Leão do Pici, Reinaldo empurrou Gabriel Dias. Pênalti para o Fortaleza. Na cobrança, W. Paulista deslocou Tiago Volpi e a bola ainda bateu na trave antes de igualar o marcador.

Na segunda etapa, o Leão voltou mais consistente. A pressão do Tricolor paulista não era a mesma, dando espaços para o Fortaleza explorar nos contra-ataques. Aos 2 minutos, André Luis saiu machucado, dando lugar para Mariano Vázquez. O argentino ficou ao lado de W. Paulista durante a segunda etapa, ajudando na distribuição no setor, além de exigir uma grande defesa de Volpi após belo chute de fora da área.

Osvaldo também saiu sentindo, e Felipe Pires entrou pelo lado esquerdo, dando opção de velocidade que o camisa 11 não conseguia mais impor.  

Porém, com as alterações de Diniz, o São Paulo empurrou ainda mais o time de Ceni para seu campo. Vitor Bueno entrou pela esquerda e Igor Gomes pelo meio, lançando Daniel Alves para a lateral e liberando Antony, que aproveitou o cansaço de Carlinhos para armar a jogada do 2º gol.

Aos 33 minutos, o jovem camisa 39 cruzou para Igor Gomes, que infiltrava entre os defensores, finalizar e balançar as redes de Boeck, que vinha fazendo ótima partida.

A partir do gol, o São Paulo esperou o Fortaleza, que ainda tentou uma reação final, se lançando ao ataque, mas sem sucesso.

O Tricolor de Aço recebe a Chapecoense na quarta-feira (9), às 20h30, na Arena Castelão.