A campanha do Fortaleza na Série A de 2024 tem gerado vários marcos ao tricolor, porém, nem todos são positivos. Com as expulsões de Marinho e Tinga, no empate com o Atlético-MG, na noite da última quarta-feira (16), o Fortaleza chegou a marca de 10 expulsões na Série A.
Com esse número, o Leão se tornou, o terceiro clube que mais teve atletas expulsos, até esse momento da competição, ficando atrás, somente, de Juventude e Fluminense, que tiveram 11 atletas expulsos, e de Atlético-GO, que teve 13 atletas expulsos na Série A. Os dados foram retirados do site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que contabiliza também as expulsões de treinadores.
Além desta marca negativa, adquirida ao longo dos 30 jogos do clube na Série A deste ano, nos últimos seis jogos do certame, o Fortaleza teve cinco atletas expulsos, em quatro jogos diferentes, sendo 3 por vermelho direto e 2 por dupla advertência de cartão amarelo.
Outro ponto de atenção para o Tricolor é a interferência direta que essas expulsões tiveram nos resultados do Leão no campeonato. Das seis derrotas da equipe na Série A (contra Bahia, Cuiabá, Vasco, Botafogo, Internacional e Grêmio), em quatro o Fortaleza teve, ao menos, um jogador expulso. Nos outros jogos que o Leão esteve com um atleta expulso, foram três vitórias e um empate conquistados.
EXPULSÕES
ATLETAS QUE RECEBERAM CARTÃO VERMELHO NA SÉRIE A
- Brítez — 2 cartões vermelhos
- Hércules — 2 cartões vermelhos
- Kuscevic — 1 cartão vermelho
- Kayzer — 1 cartão vermelho
- Marinho — 1 cartão vermelho
- Tinga — 1 cartão vermelho
- Mancuso — 1 cartão vermelho
- Zé Welison — 1 cartão vermelho
JOGOS ONDE O FORTALEZA TEVE JOGADORES EXPULSOS
- Cuiabá 5 x 0 Fortaleza — 2 expulsos (Kayzer e Brítez)
- Vasco 2 x 0 Fortaleza — 1 expulso
- Fortaleza 3 x 1 Atlético-GO — 1 expulso
- Fortaleza 1 x 0 São Paulo — 1 expulso*
- Internacional 2 x 1 Fortaleza — 1 expulso
- Fortaleza 4 x 1 Bahia — 1 expulso
- Grêmio 3 x 1 Fortaleza — 1 expulso
- Fortaleza 2 x 2 Atlético-MG — 2 expulsos
*No jogo contra o São Paulo, Hércules recebeu um cartão vermelho, mas, ele foi advertido no banco de reservas.
**Sob supervisão de João Bandeira Neto.