O que se sabe sobre o acidente em que Alec Baldwin matou diretora em set de filmagem

Depoimentos esclarecem como aconteceu a morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins durante as gravações do filme "Rust"

Escrito por Diário do Nordeste e AFP ,
Alec Baldwin e Halyna Hutchins
Legenda: Alec Baldwin disse que "seu coração está partido" e está cooperando totalmente com a investigação policial
Foto: AFP

O ator Alec Baldwin apontava a arma para câmera no set de filmagem do filme "Rust" quando o revólver disparou, atingindo e matando a diretora de fotografia Halyna Hutchins, segundo depoimento divulgado no domingo (24). 

Veja também

O artista receber o equipamento bélico de um assistente, que disse que ela estava descarregada, segundo as autoridades de Santa Fé, no novo México, Estados Unidos, em documentos oficiais. 

"Joel [Souza, diretor do filme] disse que estava olhando por cima do ombro de Hutchins, quando ouviu o que parecia um chicote e um estalo alto", diz a declaração oficial.

O diretor também foi ferido na ocasião, chegou a ser hospitalizado, mas já recebeu alta.

O projétil atingiu a região do peito da diretora de fotografia na última quinta-feira (21). "Joel então se lembra vagamente de que ela reclamou de dor no estômago e agarrou a barriga. Ele também disse que Hutchins começou a tropeçar para trás até ser ajudada."

Veja também

O cinegrafista que estava ao lado da vítima no momento em que ela foi atingida, Reid Russel, relatou às autoridades que ela dizia não sentir as pernas. 

Ator diz estar de 'coração partido'

Um dia após o incidente, Alec Baldwin se pronunciou dizendo que "seu coração está partido" e está cooperando totalmente com a investigação policial. 

"Não há palavras para expressar meu choque e tristeza em relação ao trágico acidente que tirou a vida de Halyna Hutchins, uma esposa, mãe e colega nossa profundamente admirada". 

No domingo, o pai de Halyna, Anatoly Androsovych, disse que Baldwin não teve culpa pela morte da filha. 

"A responsabilidade é da equipe responsável pelos objetos de cena, que cuidam das armas", declarou o pai da vítima em entrevista ao jornal britânico The Sun.

À publicação, ele ainda relatou que o ator tem mantido contato constante com a família. O pai de Halyna tanta chegar aos Estados Unidos para se despedir da filha e ficar com o neto, que está arrasado com a morte da mãe. 

"O menino foi bastante afetado, ele está perdido sem a mãe", revelou o avô.

Arma 'fria'

A investigação prossegue sobre o papel da especialista responsável pela segurança das armas no filme, Hannah Gutierrez Reed, de 24 anos. A jovem preparou a pistola, colocada em um carro ao lado de outras duas armas.

O assistente de direção Dave Halls, considerado um profissional experiente, entregou a arma para Baldwin durante um ensaio de uma cena e informou ser uma "arma fria", termo da indústria cinematográfica para identificar um armamento sem bala real.

Halls "não tinha ideia de que a arma estava carregada com munição real", afirmou um agente do gabinete do xerife do condado de Santa Fe. 

Depois do tiro, Gutiérrez Reed recebeu a arma e recolheu o cartucho usado, antes de entregá-lo à polícia.

Veja também

 

O canal NBC News afirmou no domingo que a reputação de Halls sofreu um grande abalo por permitir práticas inseguras no set.

"Não criou um ambiente seguro", afirmou Maggie Goll, designer que trabalhou com Halls, que mencionou o bloqueio das saídas de emergência ou a falta de reuniões sobre a segurança.

Nenhuma acusação foi anunciada no caso, mas a tese de acidente parece prevalecer. Baldwin está em liberdade após ter sido interrogado.

Um juiz emitiu um mandado de busca que autoriza as forças de segurança a apreender equipamentos relacionados com as filmagens, assim como as armas e munições utilizadas como acessórios, e os figurinos usados pelo ator e o restante da equipe durante o incidente.

Uma campanha de arrecadação de fundos iniciada pelo sindicato dos diretores de fotografia para a família de Halyna Hutchins superou 180.000 dólares no domingo, muito acima da meta inicial de 10.000 dólares.

Homenagens

Velas são colocadas ao redor de uma foto da cineasta Halyna Hutchins durante uma vigília realizada em sua homenagem no Albuquerque Civic Plaza em 23 de outubro de 2021 em Albuquerque, Novo México
Legenda: A tragédia provocou um aumento nos pedidos para proibir o uso de armas de fogo reais nos sets de Hollywood
Foto: AFP

Amigos e colegas de Halyna Hutchins se reuniram no domingo à noite em Burbank, perto de Los Angeles, para uma vigília em homenagem à diretora de fotografia.

A tristeza e a revolta dominaram Burbank, cidade vizinha de Los Angeles e sede de muitos estúdios de cinema e televisão. Os participantes questionavam como foi possível acontecer a tragédia. 

"Tive o prazer de trabalhar com Halyna", afirmou a atriz Sharol Leal. "Era uma mulher maravilhosa, estamos muito chocados", acrescentou.

Pessoas se reúnem em vigília para homenagear Halyna Hutchins
Legenda: Após o caso, a série policial "The Rookie" decidiu no dia seguinte ao disparo proibir todas as munições reais em seu set
Foto: AFP

A tragédia provocou um aumento nos pedidos para proibir o uso de armas de fogo reais nos sets de Hollywood.

No domingo, uma petição no site change.org que demanda a proibição de armas de fogo reais nos sets e a melhoria das condições de trabalho das equipes de filmagem reunia mais de 22.000 assinaturas.

"Não há desculpa para que algo assim aconteça no século 21", diz o texto da petição lançada pelo roteirista e diretor Bandar Albuliwi.

A série policial "The Rookie", cuja trama se passa em Los Angeles, decidiu no dia seguinte ao disparo proibir todas as munições reais em seu set, uma medida que entrou em vigor imediatamente, segundo a revista especializada The Hollywood Reporter.