A segunda parte da 3ª temporada de Bridgerton chega à Netflix nesta quinta-feira (13), trazendo os episódios finais da trama de Penelope e Colin. Para quem gosta de produções de época, o Diário do Nordeste organizou uma lista com 10 séries no mesmo estilo.
As produções contam com muito romance, drama e desenvolvimento dos protagonistas. Em algumas, os protagonistas começam com desavenças, enquanto outros já tratam sobre amor à primeira vista.
Confira lista de 10 séries no estilo de Bridgerton
1. Os Bucaneiros (2023)
Delicada e profunda, a série acompanha a história de Nan St.George (Kristine Froseth), que sempre se sentiu fora da caixa por não conseguir se integrar no que a sociedade da década de 1870 espera de uma dama. Apesar de estar fora do padrão, Nan consegue conquistar a atenção do duque Theo (Guy Remmers) e do melhor amigo dele, Guy Thwarte (Matthew Broome).
O triângulo amoroso é recheado de tensão, reviravoltas e, claro, romance. Em sua escolha, Nan tem que decidir entre seguir o coração ou a razão. Além do enredo dos três, Os Bucaneiros também aborda os personagens secundários, dando mais profundidade às escolhas da protagonista.
A série é inspirada no romance de mesmo nome, publicado em 1938 pela escritora estadunidense Edith Wharton, e está disponível na Apple TV +.
2. Rainha Charlotte: Uma História Bridgerton (2023)
Inserida no mesmo universo de Bridgerton, o público é apresentado à história da rainha Charlotte (India Amarteifio) com o rei George (Corey Mylchreest). Os dois se juntam em um casamento organizado e, no começo, a jovem Charlotte está disposta a não dar uma chance ao rei, até perceber que pode estar se apaixonando por ele.
A série, disponível na Netflix, tem apenas uma temporada, e trata sobre assuntos como saúde mental e empoderamento feminino. Algumas cenas viralizaram nas redes sociais, como a em que Charlotte se declara para George, dizendo: “Eu estarei ao seu lado entre os céus e a terra. Eu te direi onde você está! Você me ama ou não?".
3. Orgulho e Preconceito (1995)
A série da BBC talvez seja a escolha mais clássica para quem gosta de Bridgerton. Inspirado no romance de mesmo nome da escritora britânica Jane Austen, essa história que sai do ódio ao amor acompanha a jovem Elizabeth Bennet (Jennifer Ehle) e o sr.Darcy (Colin Firth).
Vindo de uma família muito elegante e rica, o sr. Darcy nutre um preconceito por familiares de Elizabeth, não conseguindo esconder o descontentamento. Ofendida pelas atitudes dele, Bennet rejeita um pedido de casamento, subitamente feito por Darcy. No entanto, apesar do orgulho de ambos, a história se transforma em amor.
A minissérie de seis episódios, produzida na década de 1990, está disponível no YouTube.
4. Sanditon (2019)
Na primeira temporada de "Sanditon", o público acompanha a viagem que Charlotte Heywood (Rose Williams) faz para a cidade litorânea Sanditon. Hospedada na casa da família Parker, logo tem uma desavença com o irmão de Tom Parker, Sidney Parker (Theo James).
Na série, Sidney acredita que Charlotte está interessada no dinheiro, o que a deixa ofendida. Por isso, os dois começam a brigar, até perceberem que esse ódio é amor.
A série é baseada no livro da autora britânica Jane Austen, e disponível na Globoplay.
5. A Imperatriz (2022)
"A Imperatriz" é uma série histórica que está disponível no catálogo da Netflix. Ela conta a história de Elisabeth von Wittelsbach, a Imperatriz da Áustria entre os anos 1854 até 1898.
Com detalhes históricos, a produção acompanha o amor de Elisabeth com o Imperador Francisco. Os episódios são recheados de tensões e intrigas envolvendo o cenário político da época e a corte de Viena.
6. Downton Abbey (2010)
A série "Downton Abbey" conta com seis temporadas e um total de 35 episódios, e está disponível na Netflix. Acompanhando os desafios vividos pela família Crawley, eles precisam manter o legado após a morte de um parente que estava no Titanic.
Ambientada no início do século XX, conta com drama e muito romance, principalmente com histórias envolvendo as filhas Mary (Michelle Dockery), Edith (Laura Carmichael) e Sybil (Jessica Brown Findlay).
7. North & South (2004)
Essa outra produção da BBC é inspirado no romance "Norte e Sul", publicado pela escritora britânica Elizabeth Gaskell, em 1855. Com elementos que lembram Orgulho e Preconceito (1995), a série dirigida por Brian Percival também tem uma trama em que os protagonistas começam não gostando um do outro, mas que com o tempo se apaixonam.
Ao todo, esse drama histórico possui quatro episódios, com Margaret Hale (Daniela Denby-Ashe) e John Thornton (Richard Armitage). Na história, Margaret, sulista da classe média, é forçada a se mudar para o norte, cidade em que John vive. Juntos, vão precisar superar os preconceitos para conseguirem ficar juntos.
8. Dickinson (2019)
A série “Dickinson” é ambientada no século XIX, abordando detalhes sobre a jovem escritora estadunidense Emily Dickinson, interpretada por Hailee Steinfeld. Apesar de ser inspirada em fatos reais, ela tem um tom de comédia e busca retratar Emily como uma heroína para os millenials.
Debatendo temas como homossexualidade e feminismo, a produção questiona as limitações da sociedade daquela época, fazendo paralelos que evidenciam como algumas problemáticas ainda são bastante atuais.
A série está disponível na Apple TV+.
9. Kurt Seyit ve Şura (2014)
A série turca Kurt Seyit ve Şura é baseada em fatos reais, acompanhando a história de Alexandra "Şura" Verjenskaya (Farah Zeynep Abdullah), uma herdeira da aristocracia russa, e Kurt Seyit (Kıvanç Tatlıtuğ), um major do exército tártaro da Crimeia.
Vindos de mundos diferentes, eles precisam lidar com as diferenças enquanto vivenciam um período histórico turbulento. Com cenas de bailes, de dança, de fugas e de amor, a série é capaz de conquistar diferentes corações. Ela chegou a ficar um tempo no catálogo da Netflix, mas foi retirada em 2020.
10. Lost in Austen (2008)
Para quem já imaginou como séria voltar no tempo e viver na realidade de um romance de época, a série britânica "Lost in Austen" (2008) conta a história de Amanda Price (Jemima Rooper) que acaba entrando no universo do livro "Orgulho e Preconceito", de Jane Austen.
Essa produção cômica brinca com as expectativas criadas por Amanda ao conhecer Darcy (Elliot Cowan), e também com as frustrações. Ela foi produzida em 2008, e veiculada na rede ITV, sendo escrita por Guy Andrews.
No entanto, a série não tem uma versão em português e os episódios só estão disponíveis em inglês no YouTube.