Casa de Vidro: relembre as edições do BBB que tiveram a dinâmica

O clássico marcou quatro temporadas e já foi integrado até a uma novela da Globo

Em uma semana, a dinâmica do BBB 22 pode mudar com a entrada de dois novos participantes vindos da Casa de Vidro. A dupla de Pipocas, que será revelada na próxima sexta-feira (11), só entrará se o público votar a favor disso. 

Esta é a quinta edição do reality em que a produção investe nessa estratégia para movimentar o jogo. A estreia do formato foi em 2009, sendo aplicado ainda em 2011, 2013 e 2020.

Deu tão certo que até na ficção a Casa de Vidro ganhou menção especial, em 2014, com a atuação da personagem Valdirene, vivida por Tatá Werneck, na novela “Amor à Vida”. 

Ao lado de Emilio Orciollo Netto (Murilo) e Celso Bernini (Jefferson), a atriz gravou cenas no ambiente montado em um shopping do Rio de Janeiro, e foi a “escolhida” para entrar no reality. Valdirene chegou a curtir uma festa ao lado dos verdadeiros brothers em 2014. 

A seguir, confira o histórico da Casa de Vidro das edições passadas:

BBB 9

Na estreia do formato, em 2009, duas Casas de Vidro aqueceram o jogo. A primeira, instalada em um shopping do Rio de Janeiro, contou com a participação de Emanuel, Josiane, Maíra Britto e Daniel. 

Os quatro ficaram confinados no local, e, por votação popular, Josiane e Emanuel foram escolhidos para entrar na casa.

Um mês depois, a dupla Maíra Cardi (esposa do participante Arthur Aguiar nesta edição) e André ‘Caubói’ entrou na disputa praticamente no mesmo esquema. 

Infelizmente, tanto Josiane quanto André já faleceram. A cantora e psicóloga morreu em setembro de 2021, aos 43 anos, vítima de complicações cirúrgicas no tratamento de um aneurisma. André foi assassinado em 2011, aos 37 anos, na chácara onde ele morava com a família, em Alumínio (SP).

O vencedor do BBB 9 foi Max Porto.

BBB 11

Após uma edição sem a Casa de Vidro, a produção retomou a ideia, mas com outra perspectiva. Depois de um mês de realização do programa, todos os participantes eliminados ganharam uma segunda chance.

Ariadna, Maurício, Igor, Rodrigo e Michelly ficaram confinados durante três dias no cômodo instalado em um shopping do Rio de Janeiro. Mas somente Maurício, o Mau Mau, foi o escolhido do público para retornar à casa.

A vencedora do reality foi Maria Melilo.

BBB 13

Com um padrão estabelecido de uma edição com e outra sem a Casa de Vidro, o formato volta somente em 2013. Na ocasião, seis participantes foram confinados em um shopping de São Paulo. 

André, Samara, Bernardo, Kelly, Marcello e Kamilla estavam na disputa, mas apenas Marcello e Kamilla tiveram o aval do público para entrar no programa e disputar o prêmio.

A advogada mineira Fernanda Keulla venceu a edição.

BBB 20

A última e, provavelmente, mais fresca lembrança é a da edição de 2020. Após sete anos sem essa estratégia de jogo, a produção retomou o formato, com a instalação da Casa de Vidro em outro shopping do Rio de Janeiro.

Ivy, Renata, Caon e Daniel ficaram neste pré-confinamento, e o público decidiu pela entrada da modelo Ivy e do ator Daniel.

A dupla trouxe informações externas privilegiadas para a casa, repassou para os participantes, e garantiu mudanças de rumo.

Nesta edição, a médica Thelma de Assis foi a vencedora. Ou seja, até agora, nenhum participante que saiu da Casa de Vidro ganhou o reality. Será que esse jogo vira em 2022?