Maria das Dores Estevão Machado, mãe do ator catarinense Jefferson Machado Costa, desaparecido há mais de 40 dias, no Rio de Janeiro, revelou estar passando dias de angústia à espera de notícias sobre o paradeiro do filho.
“É complicado. É só oração, oração. Mas eu espero que esta semana eles [policiais] tenham alguma notícia para nós”, relatou a mãe ao g1.
Jefferson não é visto desde 27 de janeiro, e a Polícia Civil fluminense investiga o caso. O ator de 44 anos e a família são de Araranguá, do sul catarinense.
O ator ficou conhecido por seu último papel, na novela "Reis", da RecordTV. Ele desapareceu após sair de uma casa na Zona Oeste do Rio.
Maria das Dores acredita que a divulgação do caso de Jefferson ajude nas buscas. “Isso vai fazendo com que as pessoas se sensibilizem e procurem. Procurem inclusive nos hospitais. Porque eu sei que a Polícia está fazendo a parte dela, mas eles têm segredos de profissão. Eles não podem ficar passando para a gente tudo o que eles vão colhendo de informações nesse inquérito", relatou.
Ela pediu mais uma vez ajuda para encontrar o filho. "Eu não sei onde colocaram, se largaram o Jefferson na rua, se ele está na porta de uma igreja, se ele está na rua, como indigente. Eu não sei onde é que está o meu filho. Pode ser que ele esteja em um hospital, numa clínica boa, pode ser que ele esteja dentro de uma casa sob o domínio de um psicopata", desabafou.
"Moço inteligente, estudioso, de um coração humano. Uma pessoa que tem oito cachorros setter, como ele tem, é uma pessoa do bem, é uma pessoa de Deus. Meu filho não merece isso, ninguém merece", lamentou a mãe.
Jefferson Machado
Jefferson Machado tem uma trajetória com passagens entre jornalismo, atuação, produção e voluntariado. O ator já chegou a trabalhar como colunista social em revistas de Rio do Sul, no Vale do Itajaí, e Florianópolis.
Ele deixou a cidade natal em 1997, quando passou a se profissionalizar. Após um tempo trabalhando como assessor de imprensa, produtor, diretor de arte, cenógrafo, vitrinista e stylist em campanhas, eventos, desfiles, videoclipes e programas de TV, em 2014, Jeffeson foi para o Rio de Janeiro atuar na novela "Reis", da RecordTV. Ele foi o soldado filisteu.
Jeff também é conhecido pelo amor aos animais e era tutor de oito cães. A família, inclusive, só soube do desaparecimento após os animais serem encontrados abandonados na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Dois animais morreram e um não foi encontrado.
Os cães eram chipados e identificados com o nome de Jeff, segundo a família.
Novas pistas
Durante as investigações, a família descobriu que a senha de serviço de nuvem – onde se armazenam arquivos virtualmente – foi alterada, e a localização do celular por GPS foi desabilitada.
Parentes não acreditam que essas mudanças tenham sido feitas pelo ator. Entre os familiares, cresceu a desconfiança de que Jefferson foi vítima de um golpe e pode estar em poder de uma ou mais pessoas conhecidas dele. As mudanças foram feitas no dia 7 de fevereiro, 11 dias após a família formalizar o registro na Polícia Civil.
O desaparecimento de Jeff foi percebido no dia 27 de janeiro, quando uma ONG entrou em contato com a família por causa dos cães dados como abandonados.
Pouco antes de sumir, o ator entrou em contato com a família, revelando que viajaria para São Paulo para uma entrevista de emprego e que hospedaria na casa de uma amiga. E não deu mais notícias desde então.