Após falar em veto da Índia, fabricante diz que vacinas podem ser exportadas

Nesta segunda-feira (4), o presidente do instituto, Adan Poonawalla, afirmou que o governo indiano não iria permitir a exportação da vacina de Oxford produzida na Índia

Escrito por Folhapress ,
Vacina de Oxford
Legenda: O laboratório foi contratado para produzir 1 bilhão de doses da vacina de Oxford
Foto: Vincenzo Pinto/AFP

As vacinas produzidas na Índia podem ser exportadas para todos os países, disse nesta terça-feira (5) o presidente do Serum Institute, empresa indiana que fabrica no país asiático o imunizante contra a Covid-19 desenvolvido pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, no Reino Unido. No domingo (3), ele havia dito que a exportação das vacinas estava proibida por enquanto, para priorizar o mercado interno. 

"Quero esclarecer duas questões, pois há confusão no domínio público: as exportações de vacinas são permitidas para todos os países e um comunicado conjunto esclarecendo quaisquer mal-entendido com relação à Bharat Biotech será feito", escreveu Adar Poonawalla em sua conta no Twitter. Ele se referia ao Serum e ao Bharat Biontech, laboratório que produz uma vacina indiana, a Covaxin.

Veja também

Fabricante da vacina da AstraZeneca

Serum fabrica a vacina da AstraZeneca, que já está sendo aplicada no Reino Unido. O governo brasileiro tem acordo de compra de doses deste imunizante, e a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) obteve autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para importar 2 milhões de doses da vacina, produzida pelo instituto indiano.

A empresa, no entanto, anunciou no fim de semana que só pretendia exportar o imunizante daqui a dois meses, o que levou o governo brasileiro, por meio do ministério das Relações Internacionais, a negociar a liberação da compra das doses, disse a Fiocruz.

Já outra vacina contra a Covid-19, a Covaxin, desenvolvida pelo laboratório indiano Bharat Biotech, recebeu autorização para uso emergencial na Índia neste último sábado (2), apesar dos questionamentos da comunidade científica.

Vacina oferecida ao Brasil

A companhia ofereceu a vacina ao Ministério da Saúde brasileiro e receberá também uma delegação de clínicas privadas de vacinação do Brasil interessada em comprar o imunizante para comercialização pelo setor privado.

No comunicado conjunto do Serum com a Bharat, mencionado por Poonawalla, as duas empresas anunciaram que pretendem fabricar e fornecer vacinas contra a Covid-19 para a Índia e para o mundo.

"Vacinas são um bem de saúde pública global e elas podem salvar vidas e acelerar o retorno à normalidade econômica o mais brevemente", afirma o comunicado.

"As nossas duas empresas estão totalmente envolvidas nesta atividade (produção, fornecimento e distribuição das vacinas) e consideramos nosso dever com a nação e com o mundo de garantir uma disponibilização suave das vacinas. Estamos totalmente cientes da importância das vacinas para as pessoas e para os países, portanto comunicamos nossa promessa conjunta de fornecer acesso global a nossas vacinas contra Covid-19."


 

Assuntos Relacionados