Alunos da rede pública de Coreaú receberão máscaras com viseira no retorno às aulas

Serão 7 mil máscaras a alunos de 16 escolas municipais da cidade. Uma semana antes do início das aulas, 3.500 máscaras serão entregues.

Escrito por Redação , regiao@svm.com.br

No fim de julho, 3.500 máscaras já serão distribuídas aos estudantes, que devem voltar às aulas, gradativamente, em agosto.
Legenda: No fim de julho, 3.500 máscaras já serão distribuídas aos estudantes, que devem voltar às aulas, gradativamente, em agosto.
Foto: Divulgação

De olho na retomada gradual das atividades escolares, o município de Coreaú, no noroeste cearense, já programa um conjunto de ações voltadas ao retorno dos alunos à sala de aula. Uma delas é a utilização de máscaras com viseira, que protegem contra respingos de saliva e, com isso, dificultam a transmissão do novo coronavírus.

Segundo a Plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde (Sesa) do Ceará, atualizada às 10h12 desta segunda-feira (8), a cidade já registra 237 casos confirmados da doença e dois óbitos. O Município tem 195 pessoas recuperadas da Covid-19. Em todo o Estado, o número passa de 64 mil infectados e 4 mil óbitos, segundo a Plataforma.

Ao todo, serão distribuídas sete mil máscaras a alunos de 16 escolas municipais da cidade. Uma semana antes do início das aulas, que deve ocorrer em agosto, 3.500 máscaras serão entregues aos estudantes. Cada aluno receberá, no primeiro momento, uma unidade. No fim de agosto serão entregues as outras 3.500 máscaras. O material é produzido por uma empresa do distrito de Ubaúna.

“Estamos com a previsão de retorno para 1º de agosto. Por enquanto, estamos organizando as escolas, fazendo uma grande adaptação, colocando pias nas entradas das instituições”, explica o secretário da Educação de Coreaú, Arcelino Da Silva Batalha.

“Todos os alunos acima de 2 anos terão direito a receber as máscaras. Os professores também receberão. Nosso objetivo é zelar pelo bem de nossos estudantes”.

Além disso, os visores presentes nas máscaras são removíveis: “temos crianças que usam óculos e precisarão tirar o visor neste momento”, pontua o secretário.

>> Voluntário instala pias portáteis em Itapajé

>>Túneis de desinfecção são instalados em Coreaú

>> Cabine de teste rápido é instalada em Coreaú

Retomada

As escolas estão na última fase do Plano de Retomada Econômica, do Governo do Estado. A volta às aulas presenciais devem, ainda, seguir um conjunto de exigências de higienização e distanciamento para evitar a transmissão do vírus. Em Coreaú, também serão instaladas 16 cabines de higienização em todas as escolas e 8 túneis de desinfecção nas instituições com mais de 200 alunos.

Os equipamento são produzidos no município de Sobral, na região Norte.

“Vamos iniciar primeiro com o Fundamental II. Em dias intercalados, alguns estudantes ficarão em atividades remotas e outros nos encontros presenciais. Depois, retorna o Fundamental I e para finalizar o Infantil”, explica Batalha. Algumas das exigências são a medição de temperatura corporal ao entrar na escola; proibição de abraços; além do cancelamento de intervalos para alimentação, que deve ser feita dentro da própria sala de aula.

Cabines de Higienização
Legenda: As 16 escolas municipais de Coreaú também terão, cada, cabines com álcool em gel, água e detergente para higienização das mãos.
Foto: Divulgação

As crianças que apresentarem temperatura acima do normal ou que estejam com sintomas gripais, deverão ser encaminhadas à sua residência ou, dependendo da situação, à uma unidade de saúde da cidade. Neste primeiro momento, as creches e alunos do Programa de Jovens e Adultos seguirão com as aulas a distância, através de plataformas virtuais.

Medidas

  • Medição da temperatura corporal na entrada;
  • Será preciso passar por um túnel de desinfecção; 
  • Uso obrigatório de máscaras com viseiras;
  • Desinfecção das mãos com álcool gel;
  • Cabines Sanitárias com pias e refil de álcool gel;
  • Aproximações e abraços serão proibidos;
  • Alimentação realizada na sala de aula;
  • Entrada e saída organizadas;
  • Distância de pelo menos 1,5 metro entre os alunos;
  • Cada aluno deverá levar seu recipiente de água;
  • Salas diariamente desinfectadas após o término de cada turno;
  • Professores deverão usar protetores faciais.

No fim de julho, 3.500 máscaras já serão distribuídas aos estudantes, que devem voltar às aulas, gradativamente, em agosto.
Legenda: No fim de julho, 3.500 máscaras já serão distribuídas aos estudantes, que devem voltar às aulas, gradativamente, em agosto.
Foto: Divulgação

Assuntos Relacionados